O deputado federal João Maia segue presidente do diretório estadual do PL no Rio Grande do Norte. A decisão foi tomada em covenção nacional do partido realizada no sábado em Brasília.
“Eu fico muito feliz pelo partido ter reafirmado e confirmado as condições que tenho para trabalhar pelo nosso povo, pelos nossos municípios”, declarou.
A confirmação do nome de João Maia no comando do PL transcorre em um momento de decisivo para o partido no Estado.
Os três deputado estaduais da agremiação (George Soares, Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues) estão de saída do partido enquanto que a legenda recebeu o ministro do desenvolvimento regional Rogério Marinho que tenta se viabilizar para disputar o Senado e aguarda a chegada de integrantes de bolsonarismo
Desde esta segunda-feira, 31, que o Centro de Testagem para Covid-19 e síndromes gripais, passou a funcionar vizinho a Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, no município de Tibau.
De acordo com a secretária de saúde, Marcia Cristina Alves, o limite de testagem por dia será de 70, sendo que 35 pela manha e 35 à tarde.
A secretária esclarece que no primeiro dia, que foi nesta segunda-feira, no novo local, a procura foi muito grande pela manhã, e com isso teve que manter os funcionários escalados para o período matutino tendo que esticar o horário para não deixar as pessoas esperando ou ter que voltar no segundo horário.
“Achamos por bem estipular a quantidade de 35 atendimentos pela manhã e 35 pela tarde para cumprimento normal da carga horária dos funcionários da saúde, e também para que a população fique ciente de como está funcionando”, ressaltou a secretária.
O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h à 11h e das 13h às 16h, nesse novo local, e na sexta-feira estará sendo realizado na Avenida Padre João Ventureli, vizinho a Unidade Mista Santa Teresinha (SOS), das 7h30 às 11h.
Por meio do Decreto 004 de 28 de janeiro de 2022, a Prefeitura de Serra do Mel suspendeu no âmbito municipal a realização de eventos culturais, shows, música ao vivo, paredões, bem como veículos com potência sonora, com ou sem comercialização de ingressos.
Conforme o Decreto, considerando que é dever da Administração Municipal adotar estratégias e formular políticas voltadas a combater situações que envolvam a saúde pública, também promover o equilíbrio entre as regras de enfrentamento da pandemia Covid-19 e prevenção de contágio.
Nesse sentido, a Gestão Municipal decreta a proibição de circulação de pessoas nos espaços e vias públicas do município de Serra do Mel, que não estejam fazendo uso de máscara de proteção facial, em conformidade com o que dispõe o Artigo 3º, caput, e inciso III-A da Lei Federal 13.979 de fevereiro de 2020, com modificações trazidas pela Lei Federal 14.019, de 2 de julho de 2020.
Assim, a Administração Municipal suspende a realização de eventos culturais, shows, música ao vivo, paredões ou simples, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, inclusive em clubes sociais, bares e restaurantes, lanchonetes, mercados e em espaços públicos pelo prazo de 15 dias úteis, podendo ser editado novo decreto dependendo da situação nos próximos.
A gestão entende que havendo aglomeração de pessoas, favorece o aumento da transmissibilidade da Covid-19, e defende que as pessoas procurem se vacinar para completar o esquema vacinal.
Tem sido crescente o número de pessoas em busca de atendimento no Centro de Covid-19, instalado no anexo do Hospital Dr Sílvio Romero de Lucena, no município de Serra do Mel, com atendimento das 7h às 19h.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Anacelia Freitas, a demanda tem sido muito grande, aumentando de modo significativo após a chamada terceira onda da Covid-19, com o surgimento da nova cepa denominada de Ômicron, em todo o país.
A secretária relata que os pacientes têm reclamado de vários sintomas, sendo que com o diagnóstico médico e após a testagem muitos são os sintomas gripais, que são muito parecidos com os da Covid-19.
“Todos os munícipes que apresentarem sintomas de Síndrome Gripal devem ir até o Centro Covid para atendimento. Aqueles que procuram os serviços de saúde e testam positivo para Covid são monitorados pela equipe de saúde após receber as principais medidas a serem tomadas, com o isolamento domiciliar”, diz a secretária.
A decisão sobre uma possível candidatura a senador do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nas eleições, em outubro deste ano, deverá sair em fevereiro. Pelo menos é o que diz nota divulgada pelo ministro, na qual negou informações veiculadas no “Correio Brasiliense”, publicadas no domngo (23), nas quais o vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, deputado Evair de Melo (PP-ES), dizia que Rogério Marinho permaneceria na pasta em favor de uma candidatura ao Senado da República do ministro Fábio Faria (Comunicações).
A nota do ministro Rogério Marinho divulgada através de sua assessoria, diz que “são falsas as afirmações publicadas no Jornal Correio Braziliense, e repercutidas na imprensa e blogs locais”, de que ele “tenha decidido deixar a pré-candidatura ao Senado”.
Segundo a nota, o ministro do Desenvolvimento Regional “não foi procurado pela reportagem e não fez qualquer manifestação neste sentido, também não autorizou qualquer deputado a falar em seu nome”.
“A decisão sobre a disputa ao Senado no Rio Grande do Norte será tomada em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro no próximo mês”, indica a nota.
Existe uma expectativa que o tema das pré-candidaturas do Bolsonarismo no Estado, principalmente com relação às chapas majoritárias (governo e senado) seja discutido com o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), por ocasião de sua visita a Jardim de Piranhas, na região do Seridó, onde, no dia 09 de fevereiro, assiste a chegada das águas de transposição do rio São Francisco no Rio Grande do Norte.
Antes, em entrevistas a jornais, rádios e TVs de Natal, os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria vinham dizendo que uma conversa definitiva entre os dois deverão ocorrer no fim de março, pois no dia 2 de abril, seis meses antes das eleições, termina o prazo para eventuais candidatos a cargos eletivos deixem suas funções no Executivo.
O presidente Jair Bolsonaro já havia abordado essa discussão no dia 18, numa emissora de TV de Currais Novos, quando afirmou que não vai intervir candidaturas nos Estados, embora o próprio Marinho já tenha declarado, que no caso de um impasse político entre ele e Faria, poderá recorrer a uma intermediação presidencial: “Vai chegar o momento em que aquele que tiver em melhores condições será o candidato a senador”. “Se isso não ocorrer, vai precisar da arbitragem ou da mediação de quem lidera o nosso político, isso é o que diz a racionalidade”, afirmou Marinho.
Na TRIBUNA do dia 16, Fábio Faria afirmou que o presidente da República já disse que não iria se meter. “Em nenhum momento, estou buscando tirar Rogério Marinho, pedindo o apoio do presidente e nem condicionando nada. Estou fazendo apenas o meu papel, trabalhando para fazer aquilo no qual acredito. E a população, com o tempo, é quem decide, a gente não decide o que quer ser, a gente escolhe que quer ser candidato, mas quem elege é o povo”.
O presidente reconheceu, na entrevista do dia 18, que, os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria devem chegar a um acordo porque “se os dois disputarem o mesmo cargo, fica muito difícil algum deles chegar a uma vitoria nas urnas”.
Bolsonaro chegou a dizer, que caso seja reeleito, pretende continuar com os dois, Rogério Marinho e Fábio Faria, na Esplanada dos Ministérios.
A campanha do Janeiro Branco é dedicada a evidenciar temas de saúde mental em que se convida a sociedade a pensar sobre o sentido e propósito de vida, qualidade dos seus relacionamentos, emoções, pensamentos e comportamentos.
O Janeiro Branco direciona-se a prevenção do adoecimento mental em todos os campos, esferas e espaços em que o indivíduo se faz presente.
“A campanha tem por objetivo instigar reflexões referentes ao cuidado direcionado às questões psicológicas, emocionais, relacionais e comportamentais. A cuidar da nossa mente que é o nosso maioria jardim”, disse Anacelia Freitas, secretaria de saúde.
Para a secretária, cuidar da saúde mental é importante para a manutenção do bem-estar do ser humano, na forma de relacionar-se consigo mesmo e com o outro, bem como na resiliência em lidar com situações de frustrações, perdas e pressões externas.
Nesse sentido, “afirmamos que pensar em saúde mental é entender que isso vai além da presença de um transtorno psíquico. É importante o cuidado na busca de qualidade de vida e na forma de lidar com as dificuldades do dia a dia. Por isso, se algo não estiver indo bem, busque ajuda”, disse a secretária reforçando que para uma saúde mental equilibrada, é necessário adquirir uma boa rotina de sono, ter hábitos saudáveis e cultivar passatempos socioculturais.
A Prefeitura de Serra do Mel, através da Secretaria de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento, realizou na manhã desta sexta-feira, 21, serviço de aterramento nos canteiros da Vila Rio Grande do Norte, mais precisamente na Rua do Própolis.
O trabalho foi realizado para evitar que poças de água se formam nesse período chuvoso. O serviço vai obstar que os pontos possam servir de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
O serviço também evita maiores assoreamentos do solo, uma vez que o material utilizado tem maior fixação no solo e evita que as próximas chuvas possam causar maiores danos aos canteiros e até às ruas do local.
O aluno Lorhan Victor Azevedo Fernandes, 12 anos, que ano passado estudava a 6ª série na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, em Serra do Mel, foi medalha de ouro participando da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
No Rio Grande do Norte, apenas dois alunos conseguiram a medalha de ouro no nível 1, sendo Lorhan Victor, de Serra do Mel, primeiro lugar e Eloá Costa, do município de São José do Sabugi.
“Não esperava ganhar porque a prova estava muito difícil e eu fui o último a sair da sala em que fiz a prova, mas valeu o esforço”, comemorou Lorhan Victor.
Prefeitura de Serrra do Mel por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira, 18, a imunização contra Covid-19 nas crianças com faixa etária de 5 a 11 anos, que têm algum tipo de comorbidades.
A primeira criança a ser vacinada foi Ana Clara, 11 anos, moradora da Vila Amazonas. A imunização das crianças é realizada na creche Djaine Carla, na Vila Brasília, das 8h às 11h e das 13h às 15h.
Para imunização, é necessária a apresentação de documento com foto e CPF (ou cartão do SUS) das crianças, além de comprovante de endereço.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Anacelia Freitas, a campanha de vacinação contra Covid-19 em Serra do Mel tem sido realizada com total excelência, graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos.
◾SEM COMORBIDADES
Já nesta quarta-feira, 19, foi iniciada a imunização para crianças de 5 anos sem comorbidades, tendo como local também a creche Djaine Carla, nos horários das 8h às 11h e das 13h às 15h.
Prefeitura de Serra do Mel, via Secretaria de Saúde, começa nesta terça-feira, 18, a aplicar a vacina infantil contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades.
A aplicação vai acontecer na creche Djaine Carla, localizada na vila Brasília, próximo a sede da prefeitura, nos dois expedientes, das 8h às 11h e das 13h às 15h.
Para receber o imunizante basta a criança estar acompanhada dos pais ou responsável, levar documento oficial com foto e comprovante de endereço.
No caso de comorbidade é obrigatório apresentar documento com nome e CRM do médico responsável emitido há até um ano.
Crianças que tenham testado positivo para Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra PCR positiva.
No caso de crianças apresentarem sintomas gripais assim que findarem os sintomas já pode ser vacinada contra a Covid-19.