Centro de Referência da Mulher Brasileira realiza ações voltadas à campanha “Outubro Rosa”, para a conscientização do autocuidado.
A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Essa ação que estamos realizando é importante para a conscientização e o acompanhamento, no sentido que nós estamos atentos às necessidades dessas mulheres, não só nas finalidades básicas do Centro de Referência, como em medidas mensais, mas também de campanhas que temos durante todo o ano. E a campanha “Outubro Rosa” não poderia ser diferente, especialmente nessa parceria que tem sido muito valiosa entre as secretarias de Assistência Social e Saúde”, destacou a diretora do Centro de Referência da Mulher Brasileira, Lalesca Diniz.
A assistente social Vanuza Linhares, que faz parte da equipe E-muit, que envolve profissionais de diversas áreas, participou da ação e ressalta a importância de se trabalhar em equipe, buscando conscientizar as mulheres sobre o autocuidado.
“Hoje nós fizemos essa parceria com o Centro de Referência da Mulher Brasileira para realizar essa ação do “Outubro Rosa”. Realizamos uma palestra, com uma roda de conversa explicando as formas de prevenção. É muito importante mostrarmos o cuidado, disseminando a forma de se prevenir contra essa doença tão cruel que assola nossas mulheres e homens também”, enfatizou.
Quem esteve presente ao evento pôde assistir o depoimento de Huguicelma Martins, que em 2019, por meio do autoexame, descobriu o câncer de mama e hoje se sente curada.
“É uma satisfação imensa estar aqui contando meu testemunho de vida, falando também da importância do autoexame, lembrando sempre que um toque pode salvar vidas. Quando eu descobri o câncer de mama foi uma montanha de sentimentos, nunca estamos preparados para uma notícia dessa, nunca achamos que vai acontecer conosco. O câncer não é fácil, porém dá para lidar com o diagnóstico com resiliência, acreditando na cura. Descobri a doença em 2019, mas hoje me sinto muito saudável e quando me perguntam como estou eu respondo: estou curada, porque a palavra tem poder e eu acredito nisso”, concluiu.