Estudantes de Enfermagem da UNINASSAU de Mossoró realizam visita técnica à II URSAP
Quarta-feira (2) de outubro de 2021 a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), recebeu a visita técnica de estudantes do quarto período do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), Campus de Mossoró-RN.
Os estudantes estavam acompanhados do professor Pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Facuminas, Maycon Lídio. O curso de Enfermagem da UNINASSAU tem como coordenador o professor Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Ayslon Ayron Paulino.
Os alunos foram recepcionados pela presidenta do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, infantil e fetal da 2ª e 8ª Regiões de Saúde e Referência da Vigilância de Óbitos e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) da II Ursap,e nfermeira Vilcelânia Alves Costa e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica da II Ursap, Daniela Godeiro.
Na ocasião, o grupo conheceu a estrutura física da unidade e o processo de trabalho da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), unidade integrante da rede assistencial da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
A II Ursap tem gerente, a graduada em Odontologia pela UFRN e especialista em Gestão da Clínica nas regiões de saúde pelo Sírio-Libanês, Emiliana Bezerra Cavalcanti; a coordenadora da Equipe Técnica, a Especialista em Saúde Pública, Especialista em Processos Educacionais e Especialista em Regulação em Saúde no SUS, enfermeira Saudade Azevedo; como coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, a assistente social, Jane Maria Valcácio Duarte e coordenadora do Núcleo Administrativo, a graduada em Administração, Karina Maria Soares.
Durante a visita a presidenta do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, Infantil e Feta, Vilcelânia Alves Costa e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Daniela Godeiro apresentaram aos estudantes o funcionamento de todos os setores da instituição, abordando os financiamentos e programas de saúde trabalhados. Foi destacado o papel da Atenção Primária como porta de entrada dos usuários no Sistema único de Saúde (SUS), o papel da vigilância sanitária na eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, a importância da vigilância epidemiológica no monitoramento do processo saúde-doença nas coletividades.
Os estudantes conheceram o funcionamento do Programa de Imunizações da II Ursap e foram recepcionados pelos técnicos Jorge Mota, enfermeira Kyvia Laiane Maia e Lucinete Almeida.
Em seguida conheceram os estudantes conheceram o funcionamento da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT). Uma unidade de referência, sendo responsável em promover a Assistência Farmacêutica do Estado do Rio Grande do Norte, reunindo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, viabilizando o acesso aos medicamentos e promovendo o uso racional. Os estudantes foram recepcionados pelo Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncológica pela Uni Redentor, farmacêutico Janpson Allan Ribeiro Gurgel.
A 2ª Região de Saúde, com sede em Mossoró é composta por quatorze municípios: Apodi Areia Branca, Augusto Severo (Campo Grande), Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept-Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino , Mossoró , Serra do Mel , Tibau e Upanema. A 8ª Região de Saúde, com sede em Açú é composta por doze Municípios: Açu, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar.
De acordo com o Decreto nº 30.145, de 17 de novembro de 2020, competirá as Unidades Regionais de Saúde Pública – URSAP: exercer o papel de apoio e cooperação técnica para os municípios das regiões de saúde; descentralizar as ações e serviços nas regiões de saúde, na prevenção e promoção da saúde coletiva, assumindo a função de suporte técnico e de gestão; atuar nas práticas de vigilância em saúde, articulando os serviços da rede SUS, orientando e fornecendo retaguarda técnica aos municípios, de forma que os agravos à saúde possam ser atendidos em todos os níveis de atenção do SUS, de forma integral e hierarquizada; fortalecer os espaços de governança regional no SUS.
Ainda compete as Ursaps potencializar o planejamento regional, estimulando a construção de planos regionais, estabelecendo mecanismos de monitoramento e avaliação; monitorar a implantação e implementação das redes de atenção à saúde, através de mecanismos de acompanhamento dos Planos de Ação Regional; promover a articulação intersetorial na região de saúde; fortalecer as ações de Educação Permanente em Saúde e contribuir com os cuidados em saúde de forma regionalizada de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
*Abdias Duque de Abrantes*
Assessor de Comunicação Social da II URSAP