Estudantes de Enfermagem da UNINASSAU de Mossoró realizam visita técnica à II URSAP

Quarta-feira (2) de outubro de 2021 a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), recebeu a visita técnica de estudantes do quarto período do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), Campus de Mossoró-RN.

Os estudantes estavam acompanhados do professor Pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Facuminas, Maycon Lídio. O curso de Enfermagem da UNINASSAU tem como coordenador o professor Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Ayslon Ayron Paulino.

Os alunos foram recepcionados pela presidenta do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, infantil e fetal da 2ª e 8ª Regiões de Saúde e Referência da Vigilância de Óbitos e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) da II Ursap,e nfermeira Vilcelânia Alves Costa e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica da II Ursap, Daniela Godeiro.

Na ocasião, o grupo conheceu a estrutura física da unidade e o processo de trabalho da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), unidade integrante da rede assistencial da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A II Ursap tem gerente, a graduada em Odontologia pela UFRN e especialista em Gestão da Clínica nas regiões de saúde pelo Sírio-Libanês, Emiliana Bezerra Cavalcanti; a coordenadora da Equipe Técnica, a Especialista em Saúde Pública, Especialista em Processos Educacionais e Especialista em Regulação em Saúde no SUS, enfermeira Saudade Azevedo; como coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, a assistente social, Jane Maria Valcácio Duarte e coordenadora do Núcleo Administrativo, a graduada em Administração, Karina Maria Soares.

Durante a visita a presidenta do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, Infantil e Feta, Vilcelânia Alves Costa e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Daniela Godeiro apresentaram aos estudantes o funcionamento de todos os setores da instituição, abordando os financiamentos e programas de saúde trabalhados. Foi destacado o papel da Atenção Primária como porta de entrada dos usuários no Sistema único de Saúde (SUS), o papel da vigilância sanitária na eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, a importância da vigilância epidemiológica no monitoramento do processo saúde-doença nas coletividades.

Os estudantes conheceram o funcionamento do Programa de Imunizações da II Ursap e foram recepcionados pelos técnicos Jorge Mota, enfermeira Kyvia Laiane Maia e Lucinete Almeida.

Em seguida conheceram os estudantes conheceram o funcionamento da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT). Uma unidade de referência, sendo responsável em promover a Assistência Farmacêutica do Estado do Rio Grande do Norte, reunindo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, viabilizando o acesso aos medicamentos e promovendo o uso racional. Os estudantes foram recepcionados pelo Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncológica pela Uni Redentor, farmacêutico Janpson Allan Ribeiro Gurgel.

A 2ª Região de Saúde, com sede em Mossoró é composta por quatorze municípios: Apodi Areia Branca, Augusto Severo (Campo Grande), Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept-Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino , Mossoró , Serra do Mel , Tibau e Upanema. A 8ª Região de Saúde, com sede em Açú é composta por doze Municípios: Açu, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar.

De acordo com o Decreto nº 30.145, de 17 de novembro de 2020, competirá as Unidades Regionais de Saúde Pública – URSAP: exercer o papel de apoio e cooperação técnica para os municípios das regiões de saúde; descentralizar as ações e serviços nas regiões de saúde, na prevenção e promoção da saúde coletiva, assumindo a função de suporte técnico e de gestão; atuar nas práticas de vigilância em saúde, articulando os serviços da rede SUS, orientando e fornecendo retaguarda técnica aos municípios, de forma que os agravos à saúde possam ser atendidos em todos os níveis de atenção do SUS, de forma integral e hierarquizada; fortalecer os espaços de governança regional no SUS.

Ainda compete as Ursaps potencializar o planejamento regional, estimulando a construção de planos regionais, estabelecendo mecanismos de monitoramento e avaliação; monitorar a implantação e implementação das redes de atenção à saúde, através de mecanismos de acompanhamento dos Planos de Ação Regional; promover a articulação intersetorial na região de saúde; fortalecer as ações de Educação Permanente em Saúde e contribuir com os cuidados em saúde de forma regionalizada de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Abdias Duque de Abrantes*
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Oposição do município de Caiçara do Rio do Vento forja suposto atentado para se beneficiar no pleito eleitoral
Tem gente que faz tudo pelo poder

Na última Segunda feira, 30 de setembro, Caiçara do Rio do Vento foi palco de um suposto atentado contra o candidato da oposição, que agora parece ser uma farsa orquestrada por membros do próprio grupo.

Testemunhas e vídeos mostram que pessoas ligadas ao candidato simularam o ataque para culpar o grupo de situação e criar instabilidade política antes das eleições.

Um veículo suspeito foi visto no local, e apoiadores discutiam sobre como removê-lo, contradizendo as alegações de que o carro pertencia a apoiadores do grupo de situação, que não possuem histórico de violência.

O episódio gerou revolta na população, que se pergunta sobre a ausência das gravações das câmeras de segurança da residência do candidato.

Até agora, o grupo de oposição não apresentou essas imagens, confirmando assim, circo de horrores criado sob a nuance da mentira e da covardia.