Serra do Mel lidera produção nacional de castanha de caju e impulsiona economia do RN
Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, se destaca como a maior produtora de castanha de caju do Brasil, 19.500 toneladas, superando importantes municípios do Ceará, tradicional estado produtor do fruto.
Em 2023, a cidade conquistou o primeiro lugar no ranking nacional, enquanto Beberibe, no Ceará, ocupou a segunda posição, com 9.626 toneladas.
Essa liderança reforça o papel de Serra do Mel na economia agrícola e fortalece o Rio Grande do Norte como grande polo da cajucultura.
A conquista de Serra do Mel é fruto de investimentos no cultivo sustentável e na ampliação de áreas produtivas, além do trabalho dedicado de agricultores locais, que transformam a castanha de caju em uma das principais fontes de renda para a região.
A produção recorde consolida a cidade como referência nacional e abre portas para novos mercados, fortalecendo ainda mais a economia potiguar e valorizando a agricultura local.
Prefeito Bibiano comemora Serra do Mel como maior produtora de castanha do Brasil
O prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano, que também é produtor, comemorou a liderança da cidade na produção de castanha de caju em 2023 e destacou o impacto positivo para a economia local.
“Esse resultado é motivo de orgulho para todos nós. A castanha de caju tem sido uma força econômica em Serra do Mel e ver nosso município liderando o ranking nacional mostra o empenho de nossos agricultores e o potencial produtivo da nossa região”, afirmou Bibiano.
Ele também ressaltou o compromisso da gestão continuar apoiar o setor. “Estamos trabalhando para melhorar ainda mais as condições de produção, com incentivos para os agricultores, inovação e sustentabilidade no campo. Serra do Mel tem tudo para continuar crescendo e se destacando, gerando emprego e renda para nossa população”, disse o prefeito.
Ela também destacou a parceria que o município tem com a EMBRAPA e Sebrae, no apoio aos produtores, bem como na revitalização da cajucultura de Serra do Mel.

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) fez um apelo aos seus pares nesta quarta, 30, para que seja acelerada a tramitação de um Projeto de Lei de sua autoria que poderá ser uma solução para o imbróglio envolvendo o bloqueio de emendas de parlamentares, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e que tem sido alvo de muitas queixas dos congressistas e de prejuízos para a população dos municípios onde estes recursos já deveriam ter chegado.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) enfrenta críticas intensas de moradores de seis vilas da região, onde o poço da comunidade Mato Grosso está inativo há quase 20 dias devido a uma bomba quebrada.





Representantes dos estados com maior destaque no setor da cajucultura do Brasil estarão reunidos em Mossoró, para debater aspectos gerais do cultivo e traçar estratégias para o fortalecimento do segmento, que tem a região Nordeste como a mais representativa no país, com 99% de toda a produção nacional. O grupo participará do Caju Conecta, promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e outros parceiros, entre os dias 29 e 31 deste mês, em ações conjuntas com o intuito de apontar alternativas para a modernização e a sustentabilidade da cajucultura.
A Comissão Regional para a Liturgia deu início ao planejamento das atividades que serão promovidas em 2025. Entre as ações, estão previstas a realização de simpósios estaduais para seminaristas e a continuidade dos encontros de formação para diáconos.
A Prefeitura de Serra do Mel publicou a Portaria nº 014, no Diário Oficial dos Municípios (FEMURN), formalizando a equipe de transição para o novo mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025, com prefeito eleito Kênio Azevedo.
Em agosto, o município de Serra do Mel recebeu um curso de capacitação em depilação profissional, promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com as empresas CWSE Brasil, Voltalía e a Prefeitura de Serra do Mel.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte convoca os produtores rurais, de pequeno, médio e grande porte, a declararem seus animais e propriedades junto aos órgãos competentes durante o mês de novembro.