PRIMEIRA-DAMA JANJA DA SILVA COBROU AO PRESIDENTE PARA QUE MULHERES PARTICIPASSEM DA IMAGEM OFICIAL DE ASSINATURA DE MEDIDA PROVISÓRIA.
Janja reclamou que mulheres não foram convidadas para fotos e Lula fez essa imagem, com a primeira-dama e outras 8 mulheres; entre as 9, há 7 com cabelo loiro e Janja com luzes para clarear…
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, reclamou nesta 6ª feira (12.mai.2023) da exclusão de autoridades mulheres da foto oficial tirada durante a cerimônia de assinatura da medida provisória que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, realizada na cidade de Crato (CE).
Ao iniciar seu discurso no evento, Lula disse ter sido chamado a atenção pela mulher e pediu que ela, então, falasse em seu lugar. “Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora de assinar o decreto os homens sempre se levantaram e a gente tem a Fernanda, a Izolda, a secretária de Educação do Estado, a Onélia, e não foram chamadas para a foto”, disse.
Janja fez referência a Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação); Izolda Cela, secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação); Eliana Nunes Estrela, secretária de Educação do Ceará; e Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Ceará.
Nesse momento, Janja chamou as mulheres para a frente do palco para uma foto. “Então, eu queria chamar essas mulheres aqui para a frente porque elas também fazem parte disso. Se hoje o Ministério da Educação está de volta com toda a força é porque hoje tem mulheres que também fazem isso”, disse Janja.
Ao reunir as mulheres no centro do palco, Lula tirou algumas das fotos. Ele retirou a câmera do pescoço do fotógrafo oficial e secretário de Audiovisual, Ricardo Stuckert, e também fez fotografias da plateia.