DEPUTADO DO PT ACIONA MICHELLE BOLSONARO POR PROPAGANDA ELEITORAL EM REDE NACIONAL.
A primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio do Planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

O deputado federal e ex-presidente do PT Rui Falcão (SP) acionou a PGR (Procuradoria-Geral da República) contra a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto, por improbidade administrativa e propaganda eleitoral antecipada.

FALCÃO É TAMBÉM COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO DA CAMPANHA DO EX-PRESIDENTE LULA (PT).

Na noite de domingo (8), a primeira-dama e a ministra participaram de uma ação atípica e usaram a cadeia nacional de TV e rádio para falas sobre o Dia das Mães.

Por quase cinco minutos, a esposa do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a titular da pasta alternaram falar com considerações sobre o que é ser mãe. E divulgaram programas do governo direcionados às mulheres.

A PEÇA FOI RECHEADA DE FRASES ENALTECENDO A MATERNIDADE.

“Por vezes, abrimos mão de nossas vontades para acolhermos nossos filhos e oferecermos o melhor para eles. Ser mãe é chamar para si a maior e mais divina das responsabilidades”, disse Michelle Bolsonaro.

“Por conhecer os desafios da maternidade, temos o compromisso de cuidar das mães do nosso país”, disse ainda a primeira-dama.

“Como mãe, trabalho diariamente para construir um futuro melhor para o Flavinho. Ele só tem três anos e talvez ainda não entenda, mas tenho certeza que todo o esforço de hoje vai valer a pena”, disse a ministra Cristiane.

A ministra ainda afirmou que Michelle, como ela própria e outros milhões de mulheres, era uma “bênção para o nosso país”.

Na representação à PGR, o deputado Rui Falcão afirma que Michelle Bolsonaro buscou benefícios pessoais ao se enaltecer e buscar melhorar “a imagem desgastada do presidente da República junto ao eleitorado feminino brasileiro”.

Falcão ainda destaca que a rede nacional de rádio e televisão é destinada a pronunciamento dos chefes dos três Poderes e, eventualmente, para a transmissão de comunicados de ministros de Estado.

Michelle e a ministra não teriam feito nada disso. A primeira-dama teria apenas apresentado “sua condição pessoal de mãe e sua visão própria da maternidade”.

Diferentemente do que “ocorreu nos outros três anos do governo Bolsonaro, concedeu-se valiosíssimo espaço publicitário em todas as rádios e TVs do país para que a primeira-dama pudesse apresentar-se ao eleitor brasileiro como uma mãe zelosa, como uma mulher abençoada”, diz ele, referindo-se à forma como a ministra Cristiane a apresentou ao público.

O parlamentar afirma ainda que não há razão jurídica para que Michelle tenha protagonismo em mensagem de Dia das Mães, uma vez que é primeira-dama e presidente de conselho voltado apenas a políticas públicas para o trabalho voluntário.

“O desenrolar dos fatos deixa claro que houve desvio de finalidade no ato convocatório porque o espaço publicitário acabou ocupado não apenas pela ministra, mas também pela esposa do presidente que terá a função, nesses meses anteriores ao pleito de outubro de 2022, de amenizar a imagem do presidente junto ao eleitorado feminino”, diz o parlamentar na representação.

O ex-presidente do PT ainda afirma não ser relevante para os cidadãos saber que a primeira-dama abre mão de suas vontades para acolher os filhos e oferecer o melhor para eles.

“Nenhum brasileiro, também, necessita saber por meio de publicidade oficial que a ministra titular da pasta das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos trabalha ‘diariamente para construir um futuro melhor para o Flavinho'”, segue Falcão, em referência à fala de Cristiane Britto sobre seu filho.

Claro que, se esses pontos são tangidos pela publicidade, é porque o seu foco está nas personalidades que estão na tela, e não apenas em atos e programas do governo, afirma a ação.

Rui Falcão é representado pelos advogados Hélio Freitas de Carvalho da Silveira, Marcelo Santiago de Padua Andrade, Marco Aurélio de Carvalho e Fabiano Silva dos Santos. Eles pedem que a representação seja recebida pela PGR e encaminhada à Procuradoria-Geral Eleitoral, ligada ao Ministério Público Federal.

O uso de cadeia de TV e rádio para esse fim jamais foi adotado pela gestão Bolsonaro nos três anos anteriores, em 2019, 2020 e 2021. Além disso, a prática destoa das regras divulgadas pelo próprio governo federal para utilização do expediente.

Segundo a norma do Planalto, “a formação de rede nacional de rádio e televisão [existe] para atender à solicitação de transmissão de pronunciamentos dos chefes dos três Poderes da República e, eventualmente, para transmissão de comunicados de ministros de Estado em temas de relevância e interesse nacionais, como campanhas de vacinação para evitar epidemias”.

Michelle, que coordena o programa Pátria Voluntária, encerrou o vídeo dizendo abraçar “cada mãe desse Brasil […], todas as mães heroínas deste país”.

ELIZABETH II NÃO FARÁ DISCURSO DO TRONO E SERÁ SUBSTITUÍDA POR PRÍNCIPE CHARLES.
A rainha Elizabeth II e o príncipe Charles durante o discurso do trono em em 14 de outubro de 2019 na sede do Parlamento em Londres (AFP/Victoria Jones)

A rainha Elizabeth II não fará este ano o tradicional “discurso do trono”, previsto para esta terça-feira, para inaugurar a nova legislatura. Ela será substituída pelo príncipe Charles, anunciou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (9), citando “problemas de mobilidade” da monarca.

“A rainha continua sofrendo problemas episódicos de mobilidade e, após consultar seus médicos, decidiu relutantemente não participar do discurso do trono”, explicou a casa real britânica em nota.

A saúde da monarca de 96 anos tem sido motivo de preocupação desde que os médicos lhe recomendaram repouso em outubro e quando foi hospitalizada durante a noite para “exames” que não foram especificados.

Desde então, ela cancelou sua participação em eventos de destaque e foi vista usando bengala e com dificuldades para se locomover em suas poucas aparições públicas.

Durante o seu reinado de 70 anos, a soberana só faltou a esse compromisso duas vezes: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew e Edward, respectivamente.

Este discurso é um dos momentos fortes da agenda parlamentar britânica, especialmente neste ano, quando o primeiro-ministro Boris Johnson se vê ameaçado pelo chamado “partygate”, o escândalo das festas em Downing Street durante os confinamentos pela pandemia em 2020 e 2021.

A cerimônia, que reúne os integrantes das Câmaras dos Comuns e dos Lordes – as duas casas do Parlamento britânico – com grande pompa, deve começar às 10h30 GMT (7h30 em Brasília).

PREFEITURA DE SERRA DO MEL DIVULGA PROGRAMAÇÃO DOS 34 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Com uma festa para celebrar os Dia das Mães, que acontece nesta terça-feira, 10, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a partir das 9h, marcará o início da programação à Serra do Mel, que celebra 34 anos de Emancipação Política, na sexta-feira, 13.

A programação segue na quarta-feira, 11, com maratona, às 7h, tendo como local de partida e chegada o posto de combustível ALE, e terá percurso de 10km ida e volta. Já às 8h, terá torneio de voleibol, que acontece na Arena Central.

Ainda às 8h, a prova de ciclismo feminino com percurso de 10km, com idade e volta a Vila Goiás, com saída e chegada no posto Ale. A prova de ciclismo masculino acontece às 9h e terá percurso de 20km, ida e volta à Vila Paraná, com saída e chegada no posto Ale.

A programação segue com torneio de futsal feminino (em frente a prefeitura), e torneio de futebol de campo masculino no campo Nenezão.

Ao meio dia acontece feijoada. Já às 13h os motores vão roncar para a competição de motocross, modalidade que vem atraindo grande público para prestigiar pilotos locais e da região. Por volta das 18h, acontece torneio de futsal masculino na quadra em frente a sede da prefeitura e, também, apresentação de jiu jitsu e a premiação das modalidades esportivas.

Na quinta-feira, 12, é comemorado o Dia do Evangélico. Consta na programação, que às 18h30 haverá culto de ação de graça na praça Cortez Pereira, tendo como pregador Pedro Cordeiro e o cantor gospel Leandro Borges.

Na sexta-feira, 13, é o dia da Emancipação Política, e logo cedo, às 8h, a administração municipal, através do prefeito Josivan Bibiano estará realizando a entrega de casas populares. Já às 17h, acontece missa de ação de graça na praça Cortez Pereira. A programação será encerrada a partir das 18h30, quando acontece sessão solene na Câmara Municipal.

PREFEITO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN, PAULO EMÍDIO MORRE VÍTIMA DE CÂNCER

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, Paulo Emídio de Medeiros(PROS) morreu às 2h49 desta segunda-feira (9), aos 59 anos, na capital potiguar. Ele estava em tratamento contra um câncer: um linfoma não Hodgkin (LNH).

O prefeito estava internado desde 20 de abril na Policlinica, no Alecrim, quando se licenciou da prefeitura. Em 2 de fevereiro, ele fez uma parte do tratamento em São Paulo.

Paulinho deixa a mulher, Terezinha Maia, duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.

TRAJETÓRIA DE VIDA DO PREFEITO PAULINHO

Paulo Emidio de Medeiros, mais conhecido como Paulinho, nasceu em 14 de julho de 1962, em São Fernando, na região Seridó potiguar. Era casado com Terezinha Maia(ex-vice-prefeita de São Fernando), com quem tem duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos. Era formado em Gestão Pública pela Universidade Potiguar (UnP).

Sua atuação pública começou em 1992, quando se elegeu vice-prefeito em São Fernando-RN, na chapa do ex-prefeito Elias Fernandes.

No pleito seguinte(1996, Paulinho disputou a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, pelo PTB, conquistando  1.133 votos, mas foi derrotado pelo ex-prefeito Abenor Fernandes Júnior.

Já em 2000 foi eleito prefeito da cidade, à época pelo PSB,  com 1.514 votos(59,89%). Reelegeu-se em 2004, com  1.806 votos(73,12%).

Neste período ainda exerceu os cargos de tesoureiro e conselheiro da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), e presidente da Associação dos Municípios do Seridó.

Em 2009, a convite do então prefeito Jaime Calado, assumiu a pasta de Finanças do município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. No ano seguinte (2010) foi titular da Secretaria Estadual de Articulação Política do governo Iberê Ferreira.

Em 2011 retornou a São Gonçalo do Amarante como secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento onde atuou até 2016. Em outubro daquele ano foi eleito prefeito de São Gonçalo do Amarante, pelo PR, conquistando 23.554 votos (46,43%).  Em 2020, foi reeleito pelo PROS, 31.514 votos(59,40%)

VICE ERALDO PAIVA ASSUME EM DEFINITIVO:

Com a morte de Paulinho, a  Prefeitura de São Gonçalo do Amarante passa a ser administrada, em definitivo, pelo vice-prefeito Eraldo Daniel de Paiva (PT).

Ele já vereador em São Gonçalo do Amarante por duas legislaturas: elegendo-se em 2008,  com 999 votos; e reeleito em 2012 com 1.428 votos

Em 2016 saiu candidato ao cargo de vice-prefeito na chapa de Paulinho Emídio, e se consagraram vitoriosos, reelegendo-se em 2020.

Eraldo foi candidato a deputado federal em 2014 e obteve 17.450 votos. Em 2018 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do RN, conquistando 8.990  votos.