OBRA DE DUPLICAÇÃO DA RETA TABAJARA SEGUE RUMO A CONCRETIZAÇÃO DOS SONHOS DOS POTIGUARES

Rio Grande do Norte: a obra de duplicação da Reta Tabajara, na BR-304/RN, avança. O segmento, no município de Macaíba, garante o acesso do interior do Estado a Natal, capital Potiguar.

Ao todo, o projeto prevê 27 quilômetros de obra de adequação da capacidade da rodovia, que tem tráfego estimado em mais de 12 mil veículos por dia.

As equipes do DNIT atuam no km 285, realizando os encaixes da pista principal ao acesso do viaduto da estaca 149, possibilitando continuar com a programação da obra.

No primeiro, semestre de 2022, o DNIT concluirá 13 quilômetros contínuos de duplicação, chegando ao posto da PRF em Macaíba.

A obra é de grande importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, ligando Natal ao Alto Oeste e ao Seridó, permitindo o acesso a outras regiões do Estado e ao Ceará.

GINÁSIO POLIESPORTIVO DE TIBAU RECEBE COBERTURA

No final do mês de outubro e início de feriado prolongado, a prefeita Lidiane Marques (PSDB), do município de Tibau, esteve visitando a obra do ginásio poliesportivo.

Na oportunidade, ela anunciava o início da cobertura do equipamento e que em breve será entregue aos munícipes, sendo uma grande conquista para a cidade e principalmente para os desportistas.

Nesta segunda-feira, 8, a prefeita visitou a obra mais uma vez, oportunidade em que constatou que o ginásio já se encontra completamente coberto.

“A cada etapa concluída aumenta a nossa expectativa de entregar esse novo equipamento público, que será mais um espaço para atividades e que servirá, sem dúvidas, para aproveitar o potencial de nossos atletas, descobrir novos talentos e formar cidadãos”, declarou a prefeita.

ANÁLISES COLETADAS EM CAJUEIROS APRESENTAM BAIXO TEOR DE MACRO E MICRONUTRIENTES

A Secretaria Municipal de Agricultura de Serra do Mel realizou mais um encontro entre produtores, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O encontro serviu para que a Embrapa apresentasse os resultados obtidos a partir do material coletado em junho deste ano, de solos e dos cajueiros que apresentavam sintomas que ameaçam o cultivo da cajucultura.

De acordo com o pesquisador e especialista em nutrição de Plantas da Embrapa, Carlos Alberto Kenji e Marlos Alves, chefe de departamento da Embrapa, as análises apresentaram baixo teor de macro e micro nutrientes importantes e necessários para desenvolvimento e melhor produtividade dos cajueiros, e citaram como exemplo, o fósforo, cobre, zinco, potássio, manganês, ferro e hidrogênio.

Dessa forma, a recomendação foi para que aconteça o manejo de adubação e nutrição balanceada, conforme o que a planta necessita. “Isso fará com que os produtores aumentem a produção do caju e da castanha, elevando, consequentemente, sua renda e qualidade de vida”, disse o pesquisador Carlos Alberto Kenji.

Participaram também da reunião, a secretária de agricultura, Andrea Vicente, e a adjunta Verônica Inocêncio, os engenheiros agrônomos Braz Lino e Glenda Lira, representantes do Banco do Nordeste, na pessoa de Sérgio, e ainda Kallyo Halyson e Cléa Silveira, coordenadores do programa Agronordeste Sebrae e o gestor do programa Fruticultura do Sebrae, Franco Marinho.

PROFESSORES E COORDENADORES DE SERRA DO MEL PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO

Aconteceu de 3 a 5 de novembro curso de formação destinado aos professores e coordenadores do município de Serra do Mel ministrado pela professora Cecília Eberle sobre a proposta da plataforma YouEduc.

Segundo a professora, a plataforma tem como proposta fazer uma ponte de tecnologia entre estudante, professor e família “e funciona tanto para aulas síncronas e assíncronas”.

A professora também ressaltou a importância de cada escola buscar a melhor estratégia para desenvolver os seus alunos, buscando sempre respeitar a individualidade no aprendizado de cada um.

Assim, por meio da avaliação diagnóstica será possível reduzir os pontos fracos e melhorar os pontos fortes dos alunos.

“A formação agora é para fazer com que os professores e toda a rede se apropriem dessa ferramenta e compreenda todo o seu potencial de ajuda no ensino, para que se torne algo natural no dia a dia da escola”, disse Cecília Eberle.

Para a secretária municipal de Educação, a professora Milane Azevedo, a plataforma YouEduc traz para a escola o que há de mais avançado, para que que se tenha resultados concretos, apresentando mudanças efetivas.

A secretária ressalta a importância da plataforma e principalmente o protagonismo do aluno em sala de aula que tem sido muito comentado nos últimos anos.

“Assim, como competências e habilidade a serem desenvolvidas, é preciso identificar o que foi aprendido ou não pelo aluno, através das avaliações, e isso é possível”, asseverou Milane Azevedo.