Papai Noel dos Correios inicia entrega de presentes

A campanha estadual Papai Noel dos Correios iniciou, nesta quarta-feira (10), o ciclo de entrega de presentes para as crianças potiguares. Nesta 36ª edição, foram atendidas 6.400 cartinhas. Pela manhã, o Bom Velhinho marcou presença na Assembleia Legislativa, responsável pelo apadrinhamento de 70 cartas, presenteando crianças e adolescentes assistidos pela Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer. Na sequência, o Papai Noel seguiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que presenteou 112 crianças da Escola Estadual Manoel Dantas. As entregas continuarão ao longo das próximas semanas, com previsão de término no dia 23 de dezembro.

“Nosso coração está muito feliz em poder realizar mais de 6 mil sonhos neste Natal”, celebra a superintendente estadual dos Correios, Jaqueline Costa. Segundo ela, as estimativas para 2025 eram o apadrinhamento de 6.000 cartinhas; a campanha superou, então, em 400 o número de crianças beneficiadas.

O levantamento da campanha estadual apontou que, do total de 6.400 cartas, cerca de 2.500 foram adotadas por padrinhos corporativos, que são instituições públicas ou privadas, reforçando a importância da adesão das empresas à iniciativa. Os demais pedidos foram acolhidos pela sociedade, nas agências dos Correios ou no site oficial.

De acordo com Jaqueline Costa, os presentes mais solicitados tradicionalmente, como material escolar e brinquedos, continuam liderando as preferências. “Material escolar, bola, carro e boneca seguem sendo os maiores desejos das crianças”, afirma.

Ela ainda destacou alguns pedidos inusitados que chamaram a atenção. “Este ano, tivemos a novidade das revistinhas para colorir e, principalmente, pelúcia de capivara. Muitas crianças pediram esses presentes”, completa.

Na UFRN, a solenidade de entrega ocorreu no Ginásio Poliesportivo. A instituição adotou a totalidade da Escola Estadual Manoel Dantas (crianças do 1º ao 5º ano) e ainda ofereceu oficinas e atividades recreativas coordenadas pelos alunos do curso de Educação Física. A iniciativa foi promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Sobre a escolha do ginásio para a entrega dos presentes, a superintendente Jaqueline Costa ressaltou o valor simbólico da ação, tanto para as crianças como para a instituição. “É algo muito maravilhoso e significativo, porque a principal intenção é despertar no coração da criança o desejo de um dia querer estar aqui também, como estudante da universidade”, assinala.

A diretora da Diretoria da Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), Gilvânia Morais, representou o reitor e a Progesp no evento. Ela comentou a relevância da participação da UFRN na campanha: “Enquanto instituição pública, investimos em diversas ações e políticas públicas. Essa campanha já é bem antiga e nós temos orgulho de fazer parte”, conta.

Gilvânia destacou que a parceria da UFRN foi fortalecida no ano passado, quando a instituição passou a atuar como padrinho corporativo. Antes, os servidores já adotavam cartinhas, mas de maneira individualizada.

“Receber o convite para atuar enquanto instituição foi muito bacana para nós, pois isso faz parte do nosso papel como órgão público”, afirma a diretora da DAS.

Ela detalha a atividade realizada com as crianças durante a ação de entrega dos presentes. “Estamos realizando algumas atividades recreativas, como brincadeiras e gincanas”.

Ela ressalta a importância da atividade também para os servidores federais: “É uma tarde de diversão para eles e também para nós. Aqui dentro da instituição, a gente lida diretamente com alunos acima dos 18 anos, então ver a esperança nos olhos dessas crianças também é muito bacana pra gente, sabe? Dá uma oxigenada e reafirma em nós a nossa missão enquanto servidores públicos”, finaliza.

A estudante Alycia Trindade, de 11 anos, foi uma das crianças que pediu capivara de pelúcia. “Eu vi na internet, achei muito lindo e pensei ‘O Papai Noel também vai ter uma, né?’, por isso pedi e vou deixar no meu quarto”, compartilha. Segundo ela, esta é a primeira vez que está sendo presenteada pela campanha.

Já Maria Isadora, de 10 anos, pediu uma bola de futebol. “Gosto muito de jogar, sou goleira e zagueira,

A pequena zagueira garante que escreverá novamente para o Bom Velhinho no ano que vem: “No próximo Natal vou pedir algo do Stitch, gosto muito dele também”. Ela ainda mencionou a experiência de brincar no ginásio: “Eu fiz escalada e consegui chegar lá no topo, apesar da minha fobia de altura, eu consegui e cheguei lá em cima. Fiquei muito feliz”, relata.