Secretaria de Administração do RN realiza 3º Fórum de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho em Mossoró

A capital do Alto Oeste do Rio Grande do Norte sediou, na manhã desta sexta-feira (26), a terceira edição do Fórum das Comissões de Qualidade de Vida, cuja iniciativa é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em consonância com o Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). O evento foi realizado no auditório Deputado Leônidas Ferreira da II Ursap em Mossoró.

O Fórum das Comissões de QVST busca promover ambientes laborais mais saudáveis, inclusivos e atentos ao cuidado com a saúde física, mental e social dos trabalhadores.

A mesa diretora foi composta pelo secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, o presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), Ricardo Amaral, a vice-presidenta da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), Graça Araújo e a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Ana Clara de Souza Rêgo, representando a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Presentes a coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da II Ursap, assistente social Jane Valcácio, técnicos do Núcleo de Recursos Humanos da II Ursap, membros da Comissão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da II Ursap, profissionais do HRTM, dentre outros.

A abertura do fórum foi feita pelo secretário da Administração, Pedro Lopes, que preside o Comitê Gestor do PQVST. Ele destacou as ações que o Governo do RN vem desenvolvendo para melhorar a qualidade de vida de todos os servidores, a partir de projetos que partem desde a saúde mental, promoção de saúde física e também ações culturais e de valorização dos trabalhadores.

Apresentações da Comissão Estadual do RN SEAD sobre Proap, Banco de Talentos e RN+Inclusivo com Selma Medeiros. Experiência da Comissão do Hemonorte a cargo de José Evangelista de Lima e Experiência da Comissão do Hospital Regional Tarcísio Maia por Camila Mendes.

Palestra magna sobre “Comunicação Não Violenta e o Desafio de Conectar Pessoas”, ministrada por Bianca Valente, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DDPQV/UERN).
Instalação da Comissão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da II Ursap. A Comissão ficou assim composta: Emiliana Bezerra Cavalcanti, Ana Clara de Souza Rêgo, Jane Valcácio, Lucélia Jamilla Pansard, Leonardo Pansard, Maria de Fátima Rocha, Josias Hilário, Cláudia Freitas, Clivaneide Ferreira, Valéria Duarte de Almeida e Nilma Fernandes.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Polo Goiás realiza culminância da Semana da Inclusão com protagonismo dos alunos

O Polo Goiás realizou nesta sexta-feira, 26, a culminância da Semana da Inclusão, reunindo professores, alunos e comunidade escolar em atividades que reforçaram a importância da educação inclusiva. O evento contou com o apoio da intérprete de Libras Selma Soares e da professora titular da turma, Luciana.

O objetivo do projeto foi valorizar práticas pedagógicas que garantam a participação de todos, destacando a importância do respeito à diversidade e da construção de uma escola cada vez mais acolhedora.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do aluno Adryan Felipe, estudante surdo do 4º ano, que no ano passado lançou um livro contando sua própria história de vida, desenvolvido dentro do projeto Super Autor.

“Ver nossos alunos protagonizando momentos como o da Semana da Inclusão é extremamente gratificante. A cada dia percebemos que a educação inclusiva não é apenas uma prática pedagógica, mas uma construção diária de respeito e valorização das diferenças”, afirmou Leander Keyser, presidente do Conselho Municipal de Educação.

Para a secretária de Educação, Milane Azevedo, o evento reforça a importância de políticas inclusivas. “Investir em educação inclusiva é investir no futuro. Cada conquista, como a do Adryan, mostra que estamos no caminho certo para uma escola que acolhe e valoriza todos os talentos”.

Para a comunidade escolar, a culminância foi uma demonstração prática de que a inclusão se constrói com diálogo, parceria e valorização dos talentos individuais. Professores, intérpretes e gestores reafirmaram o compromisso de ampliar cada vez mais os espaços que garantam igualdade de oportunidades a todos os estudantes.