Com 28 palestras e painéis e apoiada pelo Sebrae RN, a 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN foi realizada no final de semana em Mossoró que se transformou no centro da capacitação empresarial, ao sediar a 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN. Apoiador da iniciativa, o Sebrae no Rio Grande do Norte marcou presença no evento e promoveu verdadeira aula de imersão e estímulo ao empreendedorismo, por meio de 28 palestras e painéis.
As temáticas apontaram tendências, oportunidades, com toques de inovação e identidade potiguar.
A programação aconteceu em apresentações simultâneas, realizadas em três palcos: Experiência do Cliente, Tecnologia para Negócios e Feito Potiguar. As palestras e painéis levaram ao público conteúdos, como orientação empresarial, tendências e comportamentos de mercado, inteligência artificial, estratégias de marketing, além de diferenciais competitivos a partir da produção local.
Um dos destaques da programação, o palco Feito Potiguar se inspirou no programa de mesmo nome, desenvolvido pelo Sebrae-RN e federações para inspirar empreendedores a partir da valorização de produtos e empreendedores locais como diferencial competitivo. Ao destacar parcerias que valorizem a identidade e origem dos produtos, os conteúdos apresentados no espaço revelaram também casos de sucesso com empreendedores potiguares que alçam novos voos a partir da iniciativa do Sebrae-RN.
Entre eles, está o de Lua Andrade, da Elas Vida Leve, empresa de panificação artesanal e inclusiva, especialista na fabricação de produtos sem glúten, conservantes, aditivos e lactose.
A empresária participou do painel “Raízes que inspiram: parcerias e histórias autênticas que conectam marcas ao território potiguar”, mediado pela analista técnica do Sebrae-RN Ann Cynthia Ferro, e destacou como o programa Feito Potiguar e as parcerias com produtores locais estão ajudando a alavancar os negócios e fortalecer a economia regional.
ORGULHO DE SER RN
“Tenho muito orgulho de ser Feito Potiguar. O programa é de suma importância para nos reconhecermos e termos orgulho daquilo que fazemos e produzimos. Fui uma das primeiras empresas a fazer parcerias com outras empresas com selo Feito Potiguar e o resultado tem sido incrível, atingindo outros públicos e fortalecendo as marcas envolvidas. Os resultados têm sido excelentes e mostram o poder de nos reconhecermos e de apostarmos em nossas origens e identidade”, enfatizou.
Embaixador do Programa Feito Potiguar, o chef Jonatã Canela participou do painel “Como colocar em prática o orgulho e pertencimento potiguar”, que contou com a mediação da analista técnica do Sebrae e gestora do Programa Feito Potiguar, Maria Luiza Guimarães.
Ao enaltecer a importância da iniciativa para a economia regional, ele lembrou de quanto é estratégico ao gerar conexões a partir da valorização dos produtos genuinamente potiguares.
“O povo que não conhece a sua história está fadado ao esquecimento. Então, não só para manter vivas as nossas tradições, mas o orgulho de pertencer a esse lugar, por que não valorizar o que temos aqui? O Feito Potiguar tem esse propósito, de valorizar esses itens, esses produtos, esses fornecedores para termos negócios cada vez mais ímpares, com identidade, mostrando sua essência, raízes, tradições, o que tem de melhor, e fortalecendo a economia”, defendeu o chef Jonatã Canela.
OUTROS DESTAQUES
Já no palco Experiência do Cliente, o Sebrae-RN abordou práticas para transformar a jornada do cliente, com foco em ambientes de venda atrativos, equipes bem-preparadas, processos eficientes e comunicação integrada. A proposta mostrou como esses elementos, alinhados, criam experiências únicas e elevam o padrão de atendimento.
O espaço realizou palestras com consultores especializados como Marcela Cabral, Tereza Jeanne, Marcelo Bandiera, entre outros. Gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda ministrou a palestra “Como formar um elenco mágico para encantar o seu cliente” e avaliou a programação realizada na Convenção como evento como estratégico para o elevar o potencial empreendedor da região.
“Vivenciamos aqui uma experiência única, de estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento dos pequenos negócios, em um ambiente que respira conexões, tendências, inovação, mercado e oportunidades. O Sebrae acredita no potencial da economia potiguar e investe fortemente para que tenhamos, cada vez mais, negócios sustentáveis e territórios fortalecidos, e a programação que trouxemos ao evento é prova desse compromisso”, avaliou.
Focado na transformação digital, o palco Tecnologia para Negócios apostou em palestras e painéis que apontaram como inteligência artificial, uso de dados e o marketing digital podem ser aplicados por pequenos negócios. A ideia é promover a automatização de processos, melhorar o atendimento e fortalecer a presença online, com estratégias práticas voltadas à eficiência e humanização.
Mariana Carlos, da Tee Brasil.
A empresária Mariana Carlos, da Tee Brasil, participou do painel “Da vitrine ao feed: conexões que convertem”, e compartilhou com o público a experiência de negócio que aposta na presença digital para gerar interação com cliente e elevar vendas. Mediado pela analista técnica do Sebrae RN Jéssica Barros, o encontro contou ainda com a participação de Lizana Lima, empreendedora na área de comunicação.
“Nesse processo, é preciso ter bem definida qual a mensagem você quer passar para o cliente. Tudo tem que ser muito bem pensado. Não dá para fazer tudo de qualquer jeito. Precisamos gerar autenticidade na conexão, de modo que o cliente se identifique com sua marca e seu propósito”, orienta.
Solenidade de abertura
Realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), sob o tema “Experiência do Cliente: Integração entre o Humano e o Mundo FÍGITAL”, a Convenção do Comércio e Serviços do RN abriu oficialmente na noite da sexta-feira (5) e encerrou a programação no sábado (6), no Garbos Eventos, e reuniu empresários, gestores e profissionais de diferentes segmentos.
Presente à solenidade de abertura, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, exaltou a força do empreendedorismo potiguar e destacou a relevância do evento.
“Eu costumo dizer que juntos somos imbatíveis, e estar aqui hoje, testemunhando centenas de empreendedores juntos, buscando conhecimento, capacitação, é uma prova dessa força que temos. Enquanto Sebrae, é um orgulho participar do evento, trazendo uma programação riquíssima, diversificada, que vai fortalecer os negócios do nosso estado”, pontuou o diretor superintendente.
Além das 28 palestras realizadas pelo Sebrae-RN, a Convenção do Comércio e Serviços do RN contou com apresentações de profissionais que são referências nacionais e internacionais do varejo, do marketing e do empreendedorismo, como: Giuliana Morrone – jornalista e especialista em comunicação; Lucas Neves – diretor-executivo da Usaflex; Marcos Rossi – referência nacional em superação; Tony Ventura – especialista em tendências digitais; Giba – campeão olímpico e ídolo do vôlei brasileiro; Fred Alecrim – especialista em varejo, inovação e gestão de negócios; Bruno Félix – especialista em marketing e Larissa Marques – fundadora da health tech Life Sprint e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Uma equipe da Comissão Intra – Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), fez uma panfletagem no sábado, 6, no Parque Municipal de Mossoró, objetivando informar a população sobre o “Setembro Verde” – Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é comemorado em 27 desse mês.
Além da panfletagem, os técnicos conversaram com a comunidade que estava no local sobre a importância da doação de órgãos.
Para Susana Canơdio Mendes, coordenadora da CIHDOTT do HRTM, esse momento junto à comunidade é bem significativo, tirando as dúvidas das pessoas sobre a doação de órgãos. “Durante todo esse mês, estaremos em vários locais promovendo encontros para esclarecer a população sobre a temáƟca da doação, já que ainda existe um grande tabu com relação ao assunto”, informou Susana Mendes.
O Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira proporciona lazer e bem-estar a comunidade, uma área verde, com trilhas e espaços para atvidades fisicas, local escolhido pela CIHDOTT para a realização da panfletagem.
Teve início às 7h, e foi até às 9h da manhã, com mais de 80 pessoas sendo informadas e orientadas sobre o tema.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas – COSEMS-AM realiza de 6 a 8 de setembro no realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus- AM, e, traz como tema central: “DO NORTE AO NORDESTE: REGIONALIZAÇÃO E A GESTÃO MUNICIPAL DIANTE DOS DESAFIOS CLIMÁTICOS E DE ACESSO Á SAÚDE”.
A abordagem pensada para esta edição, considerou as agendas globais voltadas as mudanças climáticas e seus impactos na saúde, dialogando com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, capital do Pará, além de pautas importantes frente aos desafios enfrentados no dia a dia pela gestão em todos os níveis de atenção à saúde no complexo território da Região Norte e Nordeste.
COMITIVA DO RN
Do Estado do Rio Grande do Norte participam as seguintes autoridades: a gerente da II Ursap com sede em Mossoró, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a gerente da VI Ursap com sede em Pau dos Ferros, Migna Freitas, a gerente da V Ursap com sede em Santa Cruz, Maura Roberta Guilherme Ludovico, a gerente da I Ursap com sede em São José de Mipibu, Danielle Nunes de França, a gerente da III Ursap com sede em João Câmara, Hildegardes Araújo Costa, a gerente da VII Ursap com sede em Natal, abrange cinco municípios da Grande Natal,, Monique Soares Monteiro e o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte – SEMS/RN, Jalmir Simões da Costa.
A programação inclui painéis, mesas-redondas e mostras de experiências exitosas, abordando temas como saúde digital e inteligência artificial, financiamento e regionalização do SUS, saúde indígena, vigilância e enfrentamento às mudanças climáticas.
Além da troca de conhecimentos e boas práticas, o encontro será palco de homenagens, como a entrega da Medalha Zé do SUS, que reconhece personalidades e instituições com atuação relevante na defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. O evento contará, ainda, com feira de artesanato, apresentações culturais e a Mostra “Aqui Tem SUS”, valorizando iniciativas que refletem a diversidade e os avanços da saúde pública nos municípios do Norte e Nordeste. O Congresso reunirá representantes de 16 estados da federação, gestores, profissionais e especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes do Ministério da Saúde.
O X Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde tem como objetivo central, promover espaços de construção coletiva e de compartilhamento das angústias, dificuldades e soluções frente aos velhos e novos desafios da saúde pública diante dos cenários provocadas pelas mudanças climáticas e vazios vivenciados por outros tempos e em busca da equidade no SUS.
O evento é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas – COSEMS-AM. Parceria institucional: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Apoio: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Governo do Amazonas, Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ministério da Saúde e Governo Federal – “Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro”.
Abdias Duque de Abrantes Assessor de Comunicação Social da II URSAP
A Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio de outras pastas, realizou nesta quinta-feira (4) uma reunião de planejamento para o Festival Gastronômico da Festa do Caju 2025.
Durante o encontro, foi apresentada aos empreendedores locais a nova estrutura e os espaços que serão montados especialmente para o evento.
Participaram da reunião o secretário de Agricultura, João Freitas Fernando; o secretário de Infraestrutura, Iranilson Lopes; o diretor executivo da Cultura, Francisco Bezerra; a engenheira agrônoma Glenda Soares; e a arquiteta Ana Beatriz.
O Festival Gastronômico será um dos grandes destaques da programação da Festa do Caju, valorizando os empreendedores locais e proporcionando ao público experiências únicas de sabores e tradição.
A iniciativa também reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia criativa, ampliando a visibilidade dos talentos da gastronomia serra-melense.
Com a adesão do Centrão ao tema, ministros do STF já preparam um contra-ataque a uma eventual aprovação pelo Congresso da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.
Um dos planos do Supremo, seria votar o fim das emendas parlamentares impositivas, aquelas que o governo é obrigado a pagar aos parlamentares.
Atualmente, a Corte já analisa o assunto em diversas ações relatadas pelo ministro Flávio Dino. As ações questionam a falta de transparência na liberação de emendas impositivas.
Em agosto de 2024, inclusive, Dino chegou a suspender o pagamento dessas emendas apresentadas por deputados federais e senadores com o objetivo de cobrar transparência nas indicações.
O Esporte Clube/Grêmio Serramelense alcançou grande feito neste fim de semana ao garantir a terceira colocação no Campeonato Estadual Norte-Rio-Grandense de Futsal de Base 2025.
Na disputa pelo terceiro lugar, realizada no domingo, 31, a equipe serramelense venceu o tradicional Santa Cruz-RN por 4 a 1. O destaque da partida foi o atleta Nicollas, eleito o craque do jogo.
A campanha marcou o empenho dos jovens jogadores, que demonstraram talento, disciplina e espírito de equipe durante toda a competição.
A conquista teve o apoio da Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do prefeito Kênio Azevedo, além da dedicação da comissão técnica e do incentivo das famílias dos atletas.
O clube também agradeceu à Federação Norte-Rio-Grandense de Futsal pelo suporte ao esporte de base.