Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) realiza Oficina sobre Saúde Redes na 8ª Região de Saúde em Assu.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde realizou terça-feira (5) de agosto no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Assú uma Oficina sobre Estratégias para o fortalecimento da Regionalização e do cuidado em Rede em Municípios de pequeno porte para integrantes do GT Regional.

O projeto Saúde Redes, proposto pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no âmbito do PROADI-SUS, visa fortalecer a Governança Regional, Gestão e a Atenção à Saúde em regiões compostas por municípios de pequeno porte.

O principal objetivo do Projeto é elaborar um modelo de intervenção a partir da Atenção Básica para qualificar as linhas de cuidado priorizadas em uma perspectiva regional na intenção de apoiar a implementação e o monitoramento dessas ações nas regiões de saúde, promovendo uma gestão mais integrada e eficaz dos serviços de saúde.

Executado de forma colaborativa entre os hospitais Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Sírio-Libanês (HSL), a iniciativa busca promover uma integração eficaz dos serviços de saúde, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas na Rede de Atenção à Saúde (RAS) com integralidade e resolutividade, pautada pela geração de evidência territoriais locais.

O CONASEMS, reconhecido por seu papel fundamental na articulação e defesa dos interesses das Secretarias Municipais de Saúde em todo o Brasil, é o proponente deste projeto inovador. A entidade tem como missão promover a melhoria da saúde pública, e o Saúde Redes é uma extensão desse compromisso, focando em municípios com até 40.000 habitantes.

Presentes ao evento a facilitadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), Rediane Medeiros de Alexandre Policarpo, a gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Emiliana Bezerra Cavalcanti, a secretária municipal de saúde de Assú, Viviane Lima, a assessora técnica do COSEMS-RN, Solane Costa, a secretária executiva da Comissão Intergestores Regional (CIR), Fátima Rocha, o secretário-adjunto de Programas de Saúde de Assú, Paulo Henrique do Nascimento, a diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Assú, Kerielle Medeiros, o diretor administrativo da UPA, Cícero Hélio, secretários de saúde e auxiliares de das secretarias municipais da 8ª Região de Saúde.

“O Projeto Saúde Redes busca agregar valor ao desenvolvimento institucional do SUS considerando que atuará na melhoria da qualidade da atenção à saúde em entes federados de pequeno porte por meio da qualificação dos profissionais envolvidos na rede de atenção à saúde e do apoio aos espaços de governança com foco no engajamento dos atores e fortalecimento dos processos vinculados ao planejamento regional. Além do mais, o projeto colabora para maior efetividade e segurança na construção do cuidado em saúde”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Compartilhe