Projeto Proteção Integrada é lançado em Serra do Mel com foco na defesa de crianças e adolescentes

Aconteceu no legislativo serramelense na manhã desta sexta-feira, 1º, o lançamento do Projeto Proteção Integrada, uma iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró, em parceria com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Família.

O evento, realizado das 8h às 12h, reuniu gestores, profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares, representantes de instituições e demais atores envolvidos na proteção de crianças e adolescentes. 

O objetivo principal do projeto é aprimorar a integração operacional entre os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), promovendo mais celeridade e eficácia no atendimento de situações de violação de direitos.

Durante o encontro, foi apresentado o Termo de Integração Operacional (TIO), documento que estabelece uma sistemática de atuação em rede, fortalecendo os fluxos de trabalho e promovendo a cooperação entre os diversos setores responsáveis pela proteção integral da infância e juventude.

De acordo com o promotor de Justiça Sasha Alves do Amaral, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do MPRN, o projeto busca “fortalecer a rede de proteção com base no diálogo, na articulação e no compromisso coletivo, garantindo que as respostas às situações de risco sejam mais rápidas, integradas e humanizadas”.

A proposta do MPRN é consolidar um modelo de atuação articulado e contínuo, no qual os profissionais da linha de frente – como assistentes sociais, psicólogos, educadores e profissionais da saúde – atuem conjuntamente com os gestores das políticas públicas, assegurando uma atuação efetiva junto às crianças, adolescentes e suas famílias.

Prefeito Kênio recebe visita das Missões Populares na sede da Prefeitura

Na manhã desta quinta-feira, 31, o prefeito de Serra do Mel, Kênio Azevedo, recebeu com alegria, na sede do Executivo Municipal, a visita das Missões Populares, representadas pelos Freis Capuchinhos e pelas freiras.

O encontro foi marcado por momentos de oração, escuta e partilha, reforçando a espiritualidade e a presença de fé na rotina administrativa da gestão.

“Receber as Missões Populares é renovar a esperança e lembrar que governar também é servir com amor e espiritualidade. Caminhar com Deus e com o povo é o que nos move”, destacou o prefeito.

A visita integra o calendário das atividades missionárias realizadas em diversas comunidades, fortalecendo os laços entre Igreja e sociedade, e levando mensagens de paz, solidariedade e compromisso com o próximo.

Mais Direito no Campo chega à Vila Goiás com ações de cidadania e justiça

A comunidade da Vila Goiás recebeu, nesta quinta-feira (31), o projeto Mais Direito no Campo, uma iniciativa da Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem transformado o acesso à justiça e à cidadania nas vilas do município.

A ação levou orientação jurídica gratuita, atendimento social e outros serviços essenciais diretamente à população rural, facilitando o exercício de direitos por parte dos agricultores, trabalhadores e moradores da região.

“O Mais Direito no Campo” é um projeto que escuta, orienta e resolve. Estamos ampliando o acesso à informação e à justiça para quem vive no campo”, destacou o prefeito Kênio Azevedo.

O gestor ressalta ainda que a presença do projeto na Vila Goiás reforça o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento humano e social de todas as vilas, garantindo que o direito alcance a todos.