Prefeito Kênio assina acordo para atrair empresas e impulsionar economia de Serra do Mel

O prefeito de Serra do Mel, Kênio Azevedo, assinou na manhã desta sexta-feira, 4, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal, um Termo de Acordo de Cooperação Técnica que tem como objetivo atrair empresas para se instalarem no município, fomentando a geração de emprego e renda e impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Entre os empresários que já sinalizaram interesse em investir na cidade está Antônio Leite Jales, da SterBom, que se mostrou aberto à possibilidade de instalar uma unidade no município. A iniciativa visa, principalmente, agregar valor à produção do caju, que atualmente apresenta grande desperdício.

“Por incrível que pareça, perdemos 95% ou mais do caju em nosso município, e não podemos deixar isso acontecer. Vamos batalhar para que o caju tenha outros derivados, como sorvete e picolé, evitando tanto desperdício dessa fruta”, afirmou o prefeito Kênio.

Durante a assinatura, o prefeito destacou para empresários presentes, como Sílvio Torquato Fernandes, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, o potencial de Serra do Mel e a importância do apoio do setor produtivo para o crescimento sustentável do município.

Kênio também ressaltou a existência de um terreno do Governo do Estado em Serra do Mel, onde pretende firmar parcerias para transformá-lo em um polo industrial, atraindo investimentos e gerando oportunidades para a população.

A assinatura do acordo representa um passo decisivo para consolidar Serra do Mel como referência em desenvolvimento econômico e geração de emprego no interior do Rio Grande do Norte.

Prefeitura de Serra do Mel realiza curso para capacitar servidores na gestão e fiscalização de contratos

A Prefeitura de Serra do Mel promoveu, na manhã desta sexta-feira, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos com base na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos), voltado para os servidores públicos municipais. A formação aconteceu no auditório do CRAS e faz parte de um ciclo de capacitação iniciado em junho.

O objetivo do curso é preparar os servidores para atuarem com excelência na gestão e fiscalização de contratos firmados pela administração, assegurando a correta execução dos serviços, a legalidade dos processos e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.

A capacitação também visa prevenir irregularidades e promover maior transparência nos contratos, fortalecendo a governança e a responsabilidade fiscal no município. Ao final, os servidores receberão certificação e estarão habilitados para exercer as funções de gestores e fiscais de contratos, podendo ser oficialmente designados conforme a necessidade da administração.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal com a qualificação do quadro de servidores, buscando aprimorar continuamente os serviços oferecidos à população e garantir a boa aplicação dos recursos públicos.

UFRN abre mais de 1,5 mil vagas em cursos a distância com inscrições até 7 de julho

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira 7 para quatro processos seletivos que oferecem 1.554 vagas em cursos de graduação a distância.

Cursos são gratuitos e organizados pela UFRN em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil – Foto: José Aldenir/Agora RN

As vagas são ofertadas por meio de parceria entre a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (Sedis/UFRN) e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. A organização dos processos seletivos está sob responsabilidade da Comperve/UFRN.

Os editais 16/2025 e 17/2025 contemplam nove cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química. Já os editais 18/2025 e 19/2025 tratam da seleção para o curso de Bacharelado em Administração Pública EaD.

As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e candidatos que atuam como professores ou servidores da Educação Básica da rede pública.

Os cursos são ofertados em polos presenciais localizados nos municípios de Canguaretama, Caraúbas, Currais Novos, Lajes, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

“A iniciativa representa um grande avanço e a possibilidade de acesso de muitas pessoas que estão fora dos grandes centros urbanos e têm dificuldade de estar fisicamente nas instituições de ensino superior”, afirmou a pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo.

A secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, informou que a taxa de inscrição é de R$ 30,00. “A Educação a Distância pública e gratuita cumpre um importante papel social e possibilita a mudança de perspectiva de vida para pessoas que não tiveram condições de acessar os bancos acadêmicos”, disse.

As informações completas e os editais estão disponíveis no site da Comperve/UFRN.NOTÍCIAS RELACIONADAS

 Concurso para professor da UFRN tem três vagas para o IMD com remunerações de até R$ 14,2 mil

Número de consumidores que migraram para o mercado livre de energia aumenta 92% no RN

Aumento ocorreu entre janeiro e maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. Mercado livre de energia é aquele no qual o consumidor escolhe o próprio fornecedor

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 92,4% no número de novos consumidores que migraram para o mercado de livre energia no Rio Grande do Norte nos primeiros cinco meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados foram repassados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), operadora desse serviço, nesta quinta-feira (3) ao g1. O aumento em comparação com dezembro de 2024 foi de 20%.

mercado livre de energia é aquele no qual o consumidor escolhe o próprio fornecedor de energia, podendo negociar contratos e optar por fontes renováveis, por exemplo. Ele existe no Brasil desde 1996, mas só grandes consumidores tinham direito por causa das regras de migração, que exigiam padrões altos de consumo. Em 2024, o governo federal autorizou a adesão de todas as unidades consumidoras atendidas por média e alta tensão.

MAIS DE 700 CONSUMIDORES NO RN

A CCEE informou que, entre janeiro e maio deste ano, a organização migrou 127 novos consumidores para o mercado livre de energia no Rio Grande do Norte.

Com isso, segundo a Câmara, o estado totaliza 761 unidades consumidoras no ambiente livre, que já respondem por quase 30% de toda a demanda de eletricidade local. Em dezembro de 2024, eram 634.

Segundo o CCEE, os setores que impulsionaram as migrações nestes primeiros cinco meses do ano foram de comércio e serviço.

O Ministério de Minas e Energia estuda com a possibilidade de abrir o mercado para que todos os consumidores possam escolher os seus fornecedores de energia a partir de 2027.

Um encontro que acontece em Natal nesta quinta (3) e sexta-feira (4) debate a transição energética da região ibero-americana e os caminhos rumo a um futuro mais sustentável, com foco especial no Nordeste brasileiro. O EVEx Brasil 2025 – Natal Energy Experience acontece no Hotel Serhs e tem inscrições abertas pela internet (clique aqui).

O evento traz neste ano o tema “Transição Energética e Ação Climática: sinergias ibero-americanas rumo à COP30”.

A programação aborda temas como hidrogênio verde, eólicas offshore, o papel do gás natural e eletromobilidade, alinhando discussões com a agenda da COP30 e o fortalecimento de uma economia de baixo carbono.

Entre os participantes confirmados estão:

  • Nelson Lage, Presidente da ADENE – Agência para a Energia
  • Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
  • Filipe Matias Santos, Diretor Jurídico da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
  • Fernando Alves Pinto, Vogal Executivo da ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético
  • Luís Barroso, CEO da Mobi.E, entidade gestora da rede de mobilidade elétrica de Portugal

A expectativa do evento é reunir especialistas, autoridades e líderes dos mercados com um foco especial nos setores de energia do Brasil e de Portugal.

“Serão dois dias intensos, onde mergulharemos nos cenários mais desafiadores da transição energética, já de olho na COP30, que, pela primeira vez, acontecerá no Brasil, em Belém do Pará”, afirmou Caio Cavalcanti, presidente do Evex Brasil.

De janeiro a maio de 2025, o Nordeste foi responsável por 22% da geração de energia limpa no país, tendo a Bahia na primeira posição, com uma produção de 4.920,2 MWm e, na sequência, o Rio Grande do Norte, que gerou 3.620,1 MWm.

Dos 1.129 parques eólicos instalados no país, 1.033 estão localizados na região Nordeste, sendo 313 no Rio Grande do Norte.

No segmento solar, o cenário é semelhante: das 670 fazendas solares em operação no Brasil, 329 estão no Nordeste, com 52 delas situadas no território potiguar