A diretora-geral do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTVM), a administradora Ana Karina da Silva Freira Nobrega de Araújo, e o diretor administrativo Sival Duarte da Silva Filho, receberam na manhã dessa quarta feira, 09, a coordenadora do Programa Vida no Trânsito de Mossoró, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assistente social Ana Leine Carlos Sales.
O Programa Vida no Trânsito foi criado em Mossoró em 27 de maio de 2019, através do Decreto 5385, com o objetivo de trabalhar de forma intersetorial ações de intervenção para a melhoria do trânsito, desenvolvendo com as instituições parceiras, ações de educação que possam modificar o cenário de múltiplos sinistros de trânsito. E o Hospital Tarcísio Maia é um dos parceiros do programa, informou Ana Leine.
Ana Leine analisa essas ações com os parceiros de forma ainda desafiadora, pois é perceptível que há um amadurecimento das ações educativa, porém na área de qualificação de dados para identificar o perfil epidemiológico dos sinistros, ainda ocorre falhas, mas tentando solidificar, disse a coordenadora do PVT.
A visita ao Tarcísio Maia foi para conhecer a nova diretoria da unidade hospitalar e apresentar o programa. Para a coordenação do PVT Mossoró, a participação do HRTM é positiva, participativa e integrada. Tanto como parceiro do programa, bem como pelo setor de dados epidemiológicos, que está sempre solicito quando se precisa. Hoje, o representante do HRTM é o jornalista Ciro Ney de Moura Leite, assessor de comunicação do hospital, que representar o hospital desde o início do programa.
Para a diretora do HRTM, Ana Karina, a visita foi um momento enriquecedor para que a direção pudesse conhecer melhor o trabalho do PVT Mossoró, e o hospital contribuir ainda mais com a educação no trânsito da cidade. “Os números de acidentes tem preocupado as autoridades, principalmente envolvendo motociclistas, daí a necessidade de um trabalho de conscientização para evitar tantos traumas”, completou Ana Karina.
Começa nesta quarta-feira, 23, o maior festival cultural do município: o FEQUAJU 2025 – Festival de Quadrilhas Juninas de Serra do Mel.
A programação segue até o sábado (26), reunindo tradição, música, dança e muita emoção no coração da cidade.
A abertura promete encantar com o espetáculo das quadrilhas estilizadas e atrações musicais que vão movimentar o público. Entre os nomes confirmados estão Júnior Viana, Zé Cantor, Efraim, Michele Andrade e Cavaleiros do Forró.
O secretário municipal de Cultura, Huenderson Azevedo, destacou a importância do evento: “O Fequaju é mais que uma festa: é identidade cultural, é orgulho da nossa gente. Estamos prontos para viver dias de arte, tradição e muita alegria e de braços abertos para recebê-los”, disse.
Com estrutura montada, segurança reforçada e uma equipe dedicada, o evento promete ser um marco na temporada junina do RN.
Com a criação da Frente Parlamentar RN China e o diálogo com o Governo do Estado, foram iniciadas as tratativas para abertura do setor de carcinicultura com o mercado chinês – Foto: Elisa Elsie/Arquivo Assecom
A governadora Fátima Bezerra celebrou a instalação da Frente Parlamentar RN China, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em cerimônia nesta sexta-feira (18), destacando duas novidades que chegarão ao RN através da parceria histórica mantida com o Governo da República Popular da China.
Uma das novidades tem um grande potencial para o desenvolvimento da economia potiguar, e envolve uma das atividades econômicas mais importantes do estado, a carcinicultura. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, um diálogo foi iniciado com a intenção de abrir o mercado desse setor para a China.
“Nós colocamos para a cônsul que, mais do que nunca, temos a necessidade de abrir novos mercados chineses para a economia do Rio Grande do Norte, especialmente para o nosso camarão e o setor de pescados, em que temos uma produção extraordinária. Já está definido que nós vamos ter uma audiência em Brasília, com o embaixador da China no Brasil, a cônsul vai estar presente, o ministro da Agricultura também vai estar presente, e nós vamos levar o setor produtivo daqui junto com a Frente Parlamentar de Cooperação Rio Grande do Norte e China”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
O início do diálogo acontece em um momento estratégico, em que o Brasil está na iminência do chamado ‘tarifaço’, uma política de aumento de tarifas imposta pelo governo dos Estados Unidos que promete taxas de 50% nos produtos brasileiros que chegarem aos EUA.
Outra grande notícia é a chegada ao Rio Grande do Norte de uma organização vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, e que visa maior promoção da cultura chinesa, proporcionando inclusive o ensino da língua chinesa.
“Essa frente parlamentar vem para ajudar nessa cooperação entre o Governo do Estado do RN e a China, e nós já estamos colhendo os frutos. Em audiência com a cônsul Lan Heping, recebemos a notícia que o Rio Grande do Norte receberá uma unidade do Instituto Confúcio. Será a terceira no Nordeste, que só tem na Bahia e em Pernambuco”, disse a governadora Fátima.
O momento também foi de celebração para a representante do governo chinês. Lan Heping, cônsul-geral da China em Recife, esteve presente na cerimônia, e destacou o momento vivido entre as duas nações.
“A relação Brasil e China está na melhor era, e a instalação da Frente Parlamentar China Rio Grande do Norte vai promover ainda mais essa relação para o bem estar do povo do Rio Grande do Norte. Fico muito feliz com essa frente parlamentar”, destacou Lan Heping.
A Frente Parlamentar RN China foi proposta pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, que terá a função de presidir o grupo de deputados na promoção da maior integração entre o estado potiguar e o governo chinês. Ele terá o auxílio dos parlamentares Neilton Diógenes, que será vice-presidente, de Hermano Morais e Kerginaldo Jácome, que atuarão como membros da frente.
“Esta casa se coloca como instrumento de promoção e fortalecimento das relações institucionais, comerciais, tecnológicas e culturais entre o Rio Grande do Norte e a China”, disse Kleber Rodrigues, explicando a função do grupo.
“A China se consolidou como a principal potência global na produção de equipamentos para energia renovável, especialmente nos setores solar, fotovoltaico e eólico. O país é líder em energias renováveis, inovação tecnológica e infraestrutura. Já o Rio Grande do Norte é o estado com maior produção de energia renovável do Brasil, e é também o maior exportador de frutas do Brasil. Por isso, o RN encontra no mercado chinês um grande potencial a ser explorado”, completa Rodrigues, deputado presidente da Frente Parlamentar RN China, lembrando ainda que o país asiático é o principal parceiro econômico do RN.
“Os caminhos potiguares e chineses já se cruzaram. O que faremos agora é impulsionar e explorar todo o nosso potencial. Desde 2021, a China é o principal parceiro comercial do Rio Grande do Norte. Em 2024, o volume de importações potiguares originadas da China alcançou expressivos mais de US$ 260 milhões, valor três vezes superior ao total importado dos Estados Unidos, segundo maior fornecedor do Estado”, completa Kleber Rodrigues, destacando a importância da relação entre o RN e a China.
Entre as autoridades presentes, também estavam os secretários estaduais de desenvolvimento econômico, Allan Silveira; da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; e o adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.
Prefeitos de municípios da Grande Natal e do Leste potiguar também acompanharam o momento, como Emídio Júnior (Macaíba); Nilda Cruz (Parnamirim); Antônio Henrique (Ceará-Mirim); Louvado (Taipu); e André Rodrigues (Monte Alegre).
Babá Pereira, presidente da Femurn; José Vieira, presidente do Sistema Faern/Senar; Zeca Melo, superintendente do Sebrae RN; Ana Adalgisa Dias, coordenadora executiva da Fiern, também estiveram presentes.
A manhã desta sexta-feira, 18, foi marcada por mais um importante passo rumo ao fortalecimento da educação em Serra do Mel. A secretária municipal de Educação, Milane Azevedo, reuniu na sala de reunião do Executivo Municipal toda a equipe gestora e pedagógica das unidades escolares do município para apresentar os resultados recentes da educação local e, com base neles, traçar novas metas de melhoria.
Durante o encontro, foram compartilhados os avanços conquistados nos últimos anos e os índices que demonstram o impacto positivo das ações implementadas pela atual gestão. O momento também serviu para alinhar estratégias voltadas à elevação do desempenho educacional e ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Para a secretária Milane Azevedo, o encontro simboliza o compromisso constante com uma educação pública de qualidade. “Nós acreditamos que planejar é o primeiro passo para transformar. Cada resultado alcançado é fruto de uma rede comprometida, que trabalha com amor, técnica e responsabilidade. Seguiremos avançando, sempre com o foco no que realmente importa: o aprendizado e o futuro das nossas crianças e jovens”, afirmou a secretária.
Milane também fez questão de agradecer a dedicação dos gestores escolares, coordenadores, professores e demais profissionais da educação que, diariamente, enfrentam desafios com coragem e compromisso.
“Educar é um ato de esperança. E aqui em Serra do Mel, estamos unidos por um só propósito: garantir ainda mais uma educação que transforma vidas e constrói um amanhã melhor”
Evento vai enaltecer a produção queijeira da agricultura familiar e será realizado nos dias 18 e 19 de julho
Uma oportunidade pensada para fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a cadeia produtiva do leite e derivados, e promover o turismo cultural e gastronômico. Com essa ideia nasceu o I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de julho, no Mercado de Agricultura Familiar, em Natal/RN.
A iniciativa partiu do Governo do RN, via Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/RN) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), e vai contar com uma programação que contemplará eventos técnicos, oficinas gastronômicas, apresentações culturais e venda de produtos.
Osecretário da Fazenda e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), negou que o Partido dos Trabalhadores tenha procurado a ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (sem partido) para compor uma chapa majoritária nas eleições de 2026. Em entrevista à Jovem Pan Natal nesta quinta-feira (17), Xavier afirmou que não há qualquer tratativa ou diálogo nesse sentido dentro do partido.
“Todo o respeito à ex-governadora, ex-prefeita, ex-senadora Rosalba, mas em nenhum momento houve nenhuma tratativa do Partido dos Trabalhadores para que ela viesse compor a chapa majoritária. Eu não tenho conhecimento, a governadora também não tem conhecimento disso”, declarou o secretário.
Segundo ele, as especulações não têm fundamento e, portanto, “não há nem como continuar a resposta”, uma vez que se trata de uma premissa falsa.
O nome de Rosalba foi especulado como uma possível aliada do PT em uma futura aliança, considerando que a governadora Fátima Bezerra irá deixar cargo para disputar uma vaga no Senado. No entanto, Cadu Xavier, que desponta como um dos nomes cotados para a sucessão no governo estadual, reforçou que não existe nenhuma articulação envolvendo a ex-governadora.
O QUE DISSE ROSALBA Procurada pela reportagem da 98 FM na última semana, a ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini já havia descartado um possível retorno à política em 2026. Procurada pela reportagem da 98 FM nesta sexta-feira (11), ela afirmou que tem “dedicado 100% de seu tempo” à família e suas atividades como pediatra.
O nome da ex-gestora era especulado entre os potenciais para substituir a senadora Zenaide Maia (PSD) na formação de uma chapa com a governadora Fátima Bezerra, que deixará o cargo para disputar o senado nas eleições de 2026.
“Creio que são meras especulações que surgem espontaneamente, mas estou dedicando meu tempo 100% à minha atividade de médica e à família, de maneira que não tenho dedicado tempo à politica e não pretendo me candidatar em 2026 a nenhum cargo eletivo”, disse.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nesta quinta-feira (17), de julho, na II Ursap em Mossoró, a Oficina de Planejamento do Ciclo 3 do PlanificaSUS e do Projeto Cuidar em Redes Potiguar.
O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias da nova etapa dos projetos, promovendo a integração entre os diversos atores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com foco na qualificação das redes de atenção no estado.
Participaram da oficina tutores regionais e municipais do PlanificaSUS, referências técnicas de APS e AAE, profissionais da CAS, SRAS, SAEAD, COSEMS e secretários municipais de saúde.
Presentes o coordenador do Projeto Cuidar em Redes Potiguar, Mazzuki Evisck Nascimento Ferreira de Macêdo, a Subcoordenadora da APS e Ações Programáticas da Sesap, Bruna Viviane Lima de França, a Subcoordenadora da Atenção Especializada da Sesap, Tainara Ferreira, a gerente da II Ursap Emiliana Bezerra Cavalcanti, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Ana Clara de Souza Rêgo, a Tutora Estadual do PlanificaSUS, Idalina Neta, a ex-prefeita e atual secretária de saúde de Areia Branca, Lidiane Garcia, o coordenador do Programa de Saúde Bucal da II Ursap, José Gilney Diógenes de Freitas Chaves, dentre outros.
O momento foi mais um passo importante na construção coletiva de um SUS mais resolutivo, regionalizado e centrado nas necessidades da população potiguar.
O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O intuito é qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários.
“Já temos uma rede ampla, mas precisamos fortalecer ainda mais a Atenção Primária à Saúde”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti. “Ter as equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e a cidadã e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento, faz toda a diferença. É muito importante valorizar a APS para responder as necessidades e expectativas da população”, ressaltou a gerente.
“A expansão do Cuidar em Redes Potiguar reforça o compromisso do Estado com a qualificação da Atenção Primária, reconhecendo-a como a principal ordenadora do cuidado e coordenadora da rede de saúde. Essa priorização se reflete no apoio contínuo aos municípios na organização e educação permanente de suas equipes, assim como no monitoramento dos indicadores e resultados alcançados”, destacou o coordenador do Projeto Cuidar em Redes Potiguar, Mazzuki Evisck Nascimento Ferreira de Macêdo.
Abdias Duque de Abrantes Assessor de Comunicação Social da II Ursap
A Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, informa que um rompimento na adutora que abastece as vilas Amazonas, Pará, Ceará e Piauí provocou a interrupção temporária no fornecimento de água nessas localidades.
Desde o início da semana, equipes técnicas da secretaria estão mobilizadas na execução dos reparos necessários. O trabalho tem sido realizado com prioridade e esforço contínuo, visando restabelecer o abastecimento com segurança e no menor tempo possível.
A gestão municipal pede a compreensão dos moradores diante dos transtornos causados e reforça o compromisso em resolver o problema com máxima agilidade.
“A equipe está empenhada 24 horas por dia para normalizar o fornecimento. Contamos com a paciência e colaboração da população, que sempre tem nos apoiado nesses momentos”, destaca Jairton Azevedo, secretário de Recursos Hídricos.
A secretária municipal de Educação de Serra do Mel, Milane Azevedo, esteve reunida nesta quinta-feira, 17, com representantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para discutir novas estratégias de fortalecimento da educação no município.
O encontro teve como objetivo ampliar parcerias institucionais que contribuam para elevar os índices educacionais da cidade, com foco na formação continuada de professores, implementação de metodologias inovadoras e garantia de um ensino cada vez mais eficaz.
“Acreditamos que investir na qualificação dos nossos educadores é investir diretamente no futuro dos nossos alunos. A parceria com a UFERSA representa um passo importante nesse caminho de transformação”, destacou a secretária Milane Azevedo.
Nesse sentido, a gestão municipal do prefeito Kênio Azevedo, tem reafirmado o compromisso com uma educação pública de qualidade e continuará buscando parcerias que impactem positivamente a aprendizagem, a valorização docente e o desenvolvimento social do município.
A secretária municipal de Educação de Serra do Mel, Milane Azevedo, esteve reunida nesta quinta-feira, 17, com representantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para discutir novas estratégias de fortalecimento da educação no município.
O encontro teve como objetivo ampliar parcerias institucionais que contribuam para elevar os índices educacionais da cidade, com foco na formação continuada de professores, implementação de metodologias inovadoras e garantia de um ensino cada vez mais eficaz.
“Acreditamos que investir na qualificação dos nossos educadores é investir diretamente no futuro dos nossos alunos. A parceria com a UFERSA representa um passo importante nesse caminho de transformação”, destacou a secretária Milane Azevedo.
Nesse sentido, a gestão municipal do prefeito Kênio Azevedo, tem reafirmado o compromisso com uma educação pública de qualidade e continuará buscando parcerias que impactem positivamente a aprendizagem, a valorização docente e o desenvolvimento social do município.