Professores das escolas estaduais entram em greve no RN

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (26). A paralisação foi decidida em assembleia na terça-feira (25), após a categoria rejeitar uma proposta do governo sobre o reajuste do piso salarial.

Com a greve, muitas escolas amanheceram sem aulas. Em Natal, unidades como as escolas estaduais Floriano Cavalcanti e Nestor Lima já estavam sem atividades nesta quarta, enquanto a Escola Estadual Professor João Tibúrcio manteve as aulas no turno da manhã.

Segundo o sindicato, os professores foram orientados a comparecer às escolas para dialogar com a comunidade escolar sobre os motivos da paralisação.

Até sexta-feira (28), assembleias regionais serão realizadas no interior do estado para discutir os próximos passos do movimento.

A categoria exige a aplicação do reajuste de 6,27% concedido no piso nacional da categoria, de forma linear para todos os professores.

O governo propôs que o reajuste seja feito de forma parcelada até o fim do ano, o que não agradou os professores.

Na assembleia que aprovou o início da greve, os servidores aprovaram uma contraproposta para que o reajuste seja aplicado em março, junto com o pagamento do retroativo.

Em nota divulgada na noite de terça-feira (25), o governo do estado afirmou que trata o tema como prioridade.

“Em decorrência de uma ação do Ministério Público, o governo tem tratado com toda prioridade e transparência através do diálogo constante com o MP e o Sindicato dos Professores, num esforço contínuo de manter a aplicabilidade do piso como vem sendo feito desde o início do mandato assegurando os princípios da integralidade e da paridade salarial. Nesse contexto, já foram realizadas diversas reuniões e apresentadas propostas ao Sindicato da categoria com o objetivo de assegurar um reajuste de 6,27%, o que, ao final de 2025, resultará em um ganho acumulado de 98,25% para a categoria, considerando o período de 2019 a 2025. Este reajuste com base na Lei 11.738, a qual instituiu o piso salarial nacional, representa uma conquista histórica para a categoria e o compromisso do governo com a valorização dos educadores”, diz a nota.

Com informações do G1

Prefeito de Serra do Mel visita obras de perfuração de poço na Vila Brasília

Nesta terça-feira, 25, o prefeito de Serra do Mel, Kênio Azevedo (PP), realizou uma visita às obras de perfuração de um novo poço na Vila Brasília, acompanhado pelos secretários municipais de Recursos Hídricos, Jairton Azevedo, e de Infraestrutura, Iranilson Lopes, além de Alexandre, técnico do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O objetivo da visita foi, principalmente, acompanhar o andamento das obras e possibilitar a avaliação do técnico do Ministério, que precisa verificar a execução in loco para liberar os recursos necessários à continuidade do projeto.

Durante a visita, o prefeito foi informado de que a bomba para o poço já está prestes a chegar à cidade. Com isso, os testes iniciais poderão ser realizados em breve. Kênio Azevedo se mostrou otimista, acreditando que o poço estará funcionando em pouco tempo, trazendo água de boa qualidade para os moradores..

“Essa obra é um passo importante para melhorar o abastecimento de água em nosso município. Em breve, teremos mais um ponto de distribuição funcionando, garantindo mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou o prefeito.