Evento reunirá reunirá especialistas e produtores da cajucultura e da apicultura/meliponocultura potiguares.

ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias

Seminário apontará soluções para setores de caju e mel no Duas das mais representativas cadeias produtivas do Rio Grande do Norte, cajucultura e apicultura estarão no centro das discussões do I Seminário CajuMel – Desafios da Agroindústria do Caju e do Mel Potiguar. Com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, o evento será realizado quinta-feira (6), às 8h, no Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O I Seminário CajuMel reunirá especialistas e produtores no debate sobre o fortalecimento das duas atividades, a partir da adoção de novas tecnologias.

Composto por três mesas redondas, o evento abordará temas estratégicos frente aos principais desafios da cajucultura e da apicultura/meliponocultura potiguares. Nas mesas redondas, destaque para a temática “Experiências Inovadoras e soluções para a Agroindústria Familiar”, que contará com exposição de casos de sucesso.

A programação inclui ainda debate em torno de ações públicas voltadas à cadeia da cajucultura e do mel, além do tema “Agroindústria do Caju e do Mel e Inclusão Sanitária”, que traçará panorama e apontará desafios e oportunidades do setor.

De acordo com o gestor de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho, o seminário busca fomentar a modernização das cadeias produtivas do caju e do mel, fortalecendo a economia do Rio Grande do Norte.

“Essas cadeias produtivas são fundamentais para a economia do estado. Nossa ideia é iniciar o ano com a difusão de conhecimento, e o debate sobre essas temáticas no CajuMel é essencial para gerar mais resultados e promover uma agroindústria mais inovadora e competitiva”, enfatiza.

Ainda conforme Marinho, ao seminário se somará uma série de atividades a ser realizada pelo Sebrae RN ao longo do ano, com ênfase no fortalecimento das duas cadeias produtivas em 2025.

“Além da realização de eventos para apresentar alternativas em prol das atividades, o Sebrae tem um trabalho diferenciado de orientação técnica, acesso a mercado, consultorias para o melhoramento genético, entre tantas outras ações, que juntas tornarão essas duas atividades ainda mais fortes e representativas em nosso estado”, pontua.

Cadeias complementares

Para o professor do IFRN e organizador do evento, Renato Alencar, pelo caráter complementar das duas atividades, o CajuMel se configura como iniciativa estratégica para produtores potiguares.

“A criação de abelhas junto com a cultura do cajueiro aumenta a produtividade dos cajueiros e, também, a produção de mel. Esse consórcio é benéfico para ambas as atividades. E aí está o diferencial do CajuMel que, ao difundir novas tecnologias para melhorar a qualidade nas duas cadeias produtivas, ajuda aos produtores a compreender melhor as atividades, inovar, e alcançar resultados mais promissores”, avalia.

Além do Sebrae RN e IFRN, são parceiros do I Seminário CajuMel a Ufersa, Embrapa, Faern/Senar, Emater-RN, Prefeitura de Mossoró, Prefeitura de Apodi, STTR, Mapa, Fruticoop, Unicafes/RN, Coopapi e Sindicato Rural de Apodi.

O CajuMel contará ainda com atividades complementares, que serão realizadas entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com visitas técnicas, dias de campo e realização de clínicas tecnológicas.

Porto do Mangue: Novo secretário do Turismo faz mudanças para desenvolver e fortalecer a atividade na região

O município de Porto do Mangue oficializou, nesta sexta-feira (31), sua adesão à Instância de Governança Regional (IGR) do Sertão para o Mar. A decisão foi anunciada durante uma visita técnica da diretoria da IGR, representada pela presidente Tânia Fonseca, o vice-presidente Carlos Gustavo e o publicitário Madson Bruno.

Com essa mudança, Porto do Mangue passa a integrar um grupo que já inclui Jandaíra, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências, Alto do Rodrigues e Carnaubais. A nova afiliação substitui sua antiga vinculação à IGR Vale Mar, alinhando o município a uma estratégia de integração entre o litoral e o sertão.

Turismo regional fortalecido

A entrada na IGR do Sertão para o Mar permitirá que Porto do Mangue participe de um projeto turístico mais amplo, aproveitando seu potencial natural, que inclui praias, dunas, falésias e áreas de mangue. A integração possibilita a criação de roteiros estruturados e sustentáveis, impulsionando a economia local.

“A entrada de Porto do Mangue na IGR do Sertão para o Mar reforça nossa estratégia de desenvolvimento turístico integrado, permitindo que o município participe ativamente de ações conjuntas, atraindo investimentos e fortalecendo a identidade da região”, afirmou a presidente da IGR, Tânia Fonseca.

Benefícios da nova parceria

A IGR do Sertão para o Mar tem como objetivo fortalecer o turismo regional por meio de ações estratégicas, como:
• Desenvolvimento de roteiros turísticos integrados, promovendo experiências diversificadas;
• Capacitação de profissionais do setor para qualificar o atendimento aos visitantes;
• Promoção dos destinos por meio de marketing e parcerias estratégicas.

Com essa adesão, Porto do Mangue amplia sua visibilidade no setor turístico e fortalece seu crescimento econômico com foco no turismo sustentável.

Próximos passos

O município participará das reuniões da IGR e contribuirá com estratégias para impulsionar o turismo regional. A visita técnica reafirmou o compromisso das lideranças locais em promover um turismo inovador, alinhado às características naturais e culturais da região.

O encontro contou com a presença de Crispiniano Neto (secretário de Turismo e Meio Ambiente), Carlinhos do Rosado (secretário de Relações Institucionais), Jean Batista (diretor de Patrimônio e Viabilidade Econômica), Hélio dos Santos (secretário de Pesca), Lúcia Helena (secretária de Turismo de Carnaubais) e Wanderley Mendes (vice-prefeito de Carnaubais).