Hospital Tarcísio Maia salvou 25 mil vidas em 2024, disse a coordenadora dos hospitais regionais da Região Oeste, Saudade Azevedo

A coordenadora dos hospitais regionais da Região Oeste, Saudade Azevedo concedeu uma entrevista quarta-feira (22) de janeiro ao jornalista Saulo Vale da Rádio Rural de Mossoró. Saudade Azevedo coordenará oito hospitais regionais, o Hemocentro de Mossoró e o Laboratório Regional de Mossoró (LAREM). A atuação será em sessenta e três Municípios da II, VI e VIII Regiões de Saúde.

A prioridade número um será voltada para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O Tarcísio Maia é referência dentro da rede Sesap no trabalho de captação de órgãos para transplante, conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) há mais de dez anos.

“O Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HRCC) da VI Região de Saúde com sede em Pau dos Ferros é referência no tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A unidade hospitalar recebeu uma homenagem especial”, pontuou Saudade Azevedo.

“Em 2024 foram realizados 16 mil atendimentos ambulatoriais e 8 mil pessoas foram beneficiadas com ambulatório no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC), Hospital da Mulher como é mais conhecido. Nós precisamos atender a mulher na sua integralidade”, destacou Saudade Azevedo.

“É imperioso uma maior participação dos profissionais de saúde, dos secretários municipais de saúde nas reuniões da Comissão Intergestores Regional- CIR, da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Rio Grande do Norte (CIB) e da Sesap”, destacou Saudade Azevedo.

Hospital Regional Tarcísio Maia apresenta balanço de atendimentos a vítimas do trânsito em Mossoró e região

Responsável por grande parte dos atendimentos a acidentados em Mossoró e região, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) divulgou nesta quarta-feira (14) um balanço referente aos casos envolvendo acidentes de trânsito nos últimos três meses.

Segundo os dados apresentados, o HRTM registrou um total de 1.381 entradas de pacientes vitimados nas vias e rodovias do Oeste potiguar, sendo 1.215 envolvendo motocicletas; 76 acidentes com ciclistas; 39 pedestres atropelados; 7 sinistros com veículos de grande porte; 20 com automóveis e 24 envolvendo animais. Referência em ortopedia e traumatologia na região, o HRTM conta com uma equipe de médicos especializados disponíveis 24 horas por dia, e deram todo o suporte aos casos de urgências e emergências, incluindo procedimentos cirúrgicos.

“Para reverter este quadro é fundamental uma parceria Do Estado e dos Municípios com o Programa Vida no Trânsito (PVT) do Ministério da Saúde. É uma iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde e tem como objetivo a redução das mortes e lesões graves no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas, realizadas e desenvolvidas intersetorialmente”, disse a coordenadora Saudade Azevedo.

EM 2024 O HOSPITAL TARCÍSIO MAIA SALVOU 25 MIL VIDAS

“O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou de fevereiro a novembro de 2024 mais de 7 mil internamentos, mais de 15 mil tomografias computadorizadas e salvou mais de 25 mil vidas. Um hospital que salva vidas. Cada conquista, cada vida que cuidamos, honra nossa missão de servir com amor e excelência, sempre guiados pelos princípios do SUS”, comemora a coordenadora Saudade Azevedo.

A coordenadora dos hospitais regionais da Região Oeste, Saudade) Azevedo, celebrou os resultados e destacou a dedicação da equipe: “Esses números são reflexos do nosso compromisso em garantir uma saúde pública de qualidade e acessível a todos. Ampliamos nossa capacidade de atendimento e continuamos investindo em melhorias para atender cada vez melhor à população. Quero expressar minha gratidão a toda a equipe pelo empenho diário em salvar vidas e oferecer cuidado humanizado. Sem essa dedicação, esses resultados não seriam possíveis”.

O hospital segue comprometido em avançar nos serviços prestados à comunidade, buscando sempre inovar e atender às demandas de saúde com eficiência e qualidade.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP