Dom Francisco abre Jubileu da Esperança neste domingo
A Diocese de Mossoró fará a abertura do Jubileu de 2025 no próximo domingo, dia 29, na Festa da Sagrada Família, com o tema “Peregrinos de Esperança”, conforme a Bula do Papa Francisco de maio de 2024.
A solenidade de abertura terá concentração às 16h, na Matriz de São José, depois seguirá em procissão com ícone de Nossa Senhora da Esperança em direção à Catedral de Santa Luzia. Às 17h30, haverá Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales e concelebrada por todos os padres diocesanos e religiosos.
A Diocese terá cinco locais designados pelo por Dom Francisco para as peregrinações ao longo de 2025, além de uma programação que está sendo pensada para vários grupos em nível diocesano. O Jubileu será concluído no dia 28 de dezembro de 2025.
Confira os locais de peregrinações
Catedral de Santa Luzia (Mossoró/RN)
Matriz de São João Batista (Assu/RN)
Matriz de São Sebastião ( Caraúbas /RN)
Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Patu/RN)
Memorial Frei Damião (São Miguel/RN)
O que é o Jubileu
O Jubileu é um ano especial que remonta à tradição bíblica, celebrado a cada 50 anos como um tempo de renovação espiritual e social, incluindo a remissão de dívidas e o repouso da terra.
No evangelho de Lucas, Jesus é descrito como anunciando um “ano da graça do Senhor”, ligando sua missão a esse conceito.
O primeiro Jubileu cristão foi proclamado por Bonifácio VIII em 1300, chamado de “Ano Santo”, e sua frequência mudou ao longo do tempo: inicialmente era a cada 100 anos, passou para 50 anos em 1343 com Clemente VI e para 25 em 1470 com Paulo II.
Além dos jubileus regulares, há jubileus extraordinários, como o Ano da Misericórdia em 2015, proclamado pelo Papa Francisco. Celebrar um Ano Santo inclui práticas como peregrinações e a obtenção de indulgência plenária.