As inscrições para o tradicional Concurso Rei e Rainha do Caju 2024 estão oficialmente abertas, tanto na categoria Oficial quanto na Mirim. Os interessados podem se inscrever entre os dias 5 e 12 de novembro para participar desse evento que é um dos maiores destaques da programação cultural de Serra do Mel.
O concurso faz parte das comemorações da Festa do Caju, que é um dos eventos mais aguardados do ano, celebrando a importância do caju na economia e identidade da região. De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Serra do Mel, o regulamento completo está disponibilizado no site da prefeitura www.https://serradomel.rn.gov.br/ para orientar os candidatos quanto aos critérios e etapas do concurso.
A expectativa é que o evento reúna jovens e crianças da cidade e das redondezas, promovendo a valorização das tradições e do engajamento comunitário. A Festa do Caju, que ocorre entre os dias 28 e 30 de novembro, é também um marco para o turismo e a economia local, atraindo visitantes e destacando a cultura e a produção de caju da região.
Atualmente, o Rei do Caju é Helton Junior (Vila Brasília), e a Rainha do Caju é Eduarda Alves (Vila Pernambuco).
A 42ª edição da Festa do Caju, em Serra do Mel, acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, celebrando a cidade que é a maior produtora de castanha de caju do Brasil e também reconhecida como “Capital da Castanha” do Rio Grande do Norte pela Assembleia Legislativa, Serra do Mel reforça seu protagonismo com uma festa que valoriza a cajucultura e atrai moradores e turistas para prestigiar o evento.
Neste ano, o evento contará com o projeto musical “À Vontade,” que reúne três dos maiores nomes do forró e da música nordestina: Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado. Além dos shows, a programação inclui uma feira de artesanato, exposições, barracas gastronômicas com pratos à base de caju e castanha, destacando a rica cultura local.
A festa é realizada pelaPrefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Josivan Bibiano, que reforça o compromisso da administração com a valorização da economia e da cultura locais.
A expectativa é de que a edição deste ano atraia um grande público, contribuindo para o fortalecimento do turismo e gerando oportunidades para a população.
A organização do Mossoró Oil & Gas Energy (Moge) avança na montagem da estrutura do evento, considerado um dos maiores do segmento onshore na América Latina.
Numa área superior a 5 mil metros quadrados do Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), equipes já trabalham na estruturação de dois pavilhões. Lá, serão instalados estandes e arenas para palestras. A conclusão da montagem está prevista para o próximo dia 22.
Realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, o Moge acontecerá entre os dias 26 e 28 deste mês. Na edição 2024, o evento terá o número de estandes ampliado de 130 para 200. Para isso, o espaço dedicado à feira será expandido em mil metros quadrados, com a instalação de um segundo pavilhão.
Além da montagem dos pavilhões na área externa do Expocenter, equipes concentram esforços, também, no trabalho de manutenção do sistema de ar-condicionado, para assegurar climatização adequada do local. Com esse intuito, serão utilizados mais de 6 milhões de BTUs em toda a área destinada ao Moge.
De acordo com Criste Jones, coordenador de Infraestrutura do Mossoró Oil & Gas Energy, toda a área do prédio já passou por vistoria do Corpo de Bombeiros e está liberada para a sequência dos trabalhos de montagem. O objetivo, segundo ele, é garantir segurança e conforto aos participantes do evento.
“O Moge é um dos maiores do onshore na América e maior do Brasil, e, mais uma vez, queremos garantir a melhor experiência para quem participa do evento, quem faz o evento se tornar a referência que é. E tudo começa com a montagem adequada da estrutura, priorizando um ambiente seguro e confortável para quem participa, seja expositor, palestrante ou visitante”, ressalta.
EVENTO AINDA MAIOR
Em 2023, a feira de negócios atraiu mais de 10 mil inscritos, incluindo representantes de 17 países e 20 estados brasileiros. Para este ano, a perspectiva é de ampliar esses números, até como consequência natural do aumento de estandes.
O Moge 2024 terá como tema “Integração energética: numa terra de negócios e mar de oportunidades”. A meta de superar os números da edição do ano passado visa também aquecer o mercado e fortalecer a cadeia produtiva do petróleo, gás e energias no RN. Para isso, aposta no cenário promissor, com previsão de investimentos bilionários no segmento.
PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
O evento contará com Arena Petróleo, Gás e Energia; Arena ESG e Arena Inovação, Arena Comercial, feira de negócios, além de visitas técnicas e o Simpósio de Petróleo e Gás – este, em parceria com a Ufersa, compõe a parte científica do evento.
Outro destaque será nova edição do PetroSupply Meetings. Os encontros empresariais organizados pelo Polo Sebrae Onshore promovem a realização de negócios entre fornecedores e grandes operadoras e compradoras de bens e serviços do setor de petróleo, gás e energia de maneira geral.