CIRURGIÃO DENTISTA, JOSÉ GILNEY DIÓGENES DE FREITAS CHAVES É O NOVO COORDENADOR DE SAÚDE BUCAL DA II URSAP
Cirurgião-dentista José Gilney Diógenes de Freitas Chaves é a nova Referência do Programa de Saúde Bucal da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap). Nasceu em Pau dos Ferros-RN. É graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É servidor efetivo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Atuou no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade de Pau dos Ferros-RN (HCCA), no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) de Mossoró e na Prefeitura Municipal de Mossoró.
O cirurgião-dentista José Gilney Diógenes de Freitas Chaves é especialista em Cirurgia e Traumatologia buco-maxilo-facial pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ele já exerceu o cargo de Gerente da VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP), com sede em Pau dos Ferros/RN, unidade integrante da rede assistencial da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Dr.José Gilney Diógenes de Freitas Chaves foi o 21º gerente da VI URSAP.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL
A Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico. Conforme a necessidade, o atendimento poderá ser realizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias.
O Brasil Sorridente também é realizado através de diversas ações e programas do Ministério da Saúde, como por exemplo: Brasil Sorridente Indígena, Programa Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Programa Melhor em Casa e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outras. Além disso, o programa coopera com ações para a qualificação profissional e científica dos profissionais e para a educação em saúde da população.
FONTE: Abdias Duque de Abrantes | Assessor de Comunicação Social da II URSAP.