PAPA FRANCISCO ORDENA QUE EX-ASSESSOR DO PAPA BENTO 16 DEIXE VATICANO

O papa Francisco ordenou que o arcebispo Georg Gaenswein, secretário particular e assessor de longa data do falecido papa Bento 16, retorne à Alemanha, sua terra natal, até o final do mês, sem qualquer nova designação de cargo, informou o Vaticano nesta quinta-feira.

Uma declaração do Vaticano pôs fim às especulações sobre o papel que Gaenswein, uma figura poderosa no Vaticano por mais de uma década antes de Francisco colocá-lo de lado após um desentendimento pessoal, teria na igreja.

O ex-papa Bento 16 morreu em 31 de dezembro, quase uma década depois de renunciar em 2013 — o primeiro pontífice a fazê-lo em 600 anos. Gaenswein tem 66 anos e é excepcionalmente incomum para alguém dessa posição e de idade relativamente jovem não ter uma designação, o que dá à decisão do papa uma sensação de banimento.

A declaração de duas linhas disse que Francisco “dispôs” que Gaenswein, de 66 anos, voltasse à sua diocese de Freiburg “por enquanto”.

Quase todos os secretários papais no passado foram designados para liderar dioceses ou cardeais ou receberam algum outro posto de alto perfil. Gaenswein está a nove anos da idade normal de aposentadoria para os bispos, que é de 75 anos.

Ele se encontrou com Francisco várias vezes nos últimos meses sobre seu futuro e houve especulações na mídia católica de que ele esperava conseguir uma designação diplomática como núncio, ou embaixador, em um país. Gaenswein se recusou a comentar quando contatado pela Reuters na quinta-feira.

SECRETÁRIA DE TURISMO DE SERRA DO MEL RECEBE SECRETÁRIOS INTEGRANTES DO POLO COSTA BRANCA
O importante é fortalecer o turismo no município | Foto: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, os secretários do Polo Costa Branca para mais uma reunião dos conselheiros.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Izaura Veras, o objetivo da reunião foi no sentido de iniciar providências quanto à formalização da instância de governança do Polo Costa Branca. Ainda na oportunidade, a agente de roteiros turísticos, Goreth Serra, discutiu estratégias de fortalecimento do turismo na região da Costa Branca com todos os membros que estavam presentes.

“Sem dúvidas, é um momento importante para tratarmos sobre o fortalecimento do turismo, bem como no sentido de iniciar as ações para desenvolver esse turismo de negócios”, comentou Izaura Veras.

MORRE LUIZ SCHIAVON, TECLADISTA E FUNDADOR DA BANDA RPM, AOS 64 ANOS TECLADISTA E FUNDADOR DA BANDA RPM

Morre Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM / Foto: Instagram/RPM

Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira (15). O músico estava internado no Hospital São Luiz, em Osasco, na reunião metropolitana de São Paulo, e não resistiu a uma cirurgia.

Os familiares de Schiavon esclareceram que o compositor lutava contra uma doença autoimune, ainda não revelada. Há dois anos, Luiz se afastou do RPM devido aos problemas de saúde.

“É com pesar que a família comunica o falecimento de Luiz Schiavon. Ele vinha lutando bravamente contra uma doença autoimune há 4 anos, mas, infelizmente, ele teve complicações na última cirurgia de tratamento e não resistiu.”

Segundo o comunicado oficial, a despedida do músico será restrita a parentes e amigos próximos. “Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo.”
“Portanto, a família decidiu que a cerimônia de despedida será reservada para familiares e amigos próximos e pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão.”

“Esperamos que lembrem-se dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações. Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele”, conclui o comunicado.

CARREIRA MUSICAL

Em 1985, o tecladista Luiz Schiavon fundou a banda RPM com seus colegas Paulo Ricardo (baixo e vocais), Fernando Deluqui (guitarras) e Paulo Pagni (bateria).
A banda marcou sua estreia com o lançamento do disco “Revoluções Por Minuto”, que conta com as músicas de sucesso “Olhar 43”, “Rádio Pirata” e “Louras Geladas”.

Ao todo, o RPM possui mais de 30 anos de carreira musical, onde Schiavon teve idas e vindas com o grupo. Luiz Schiavon também participou como integrante da banda do “Domingão do Faustão” nos anos 2000.

Neste mês, o tecladista havia lançado sua nova canção “Promessas”, composta em parceria com Fernando Deluqui.