CAPELA FUNERÁRIA ABRIU AS PORTAS NESTA SEGUNDA FEIRA, 02 DE JANEIRO E SEGUE ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA.
O Papa Francisco foi o primeiro a visitar o corpo do papa emérito Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde residia desde sua renúncia em 2013.
Após a morte, às 09:34 (08:34 GMT), o secretário pessoal do pontífice alemão, Georg Ganswein, telefonou para Francisco, que chegou ao mosteiro cerca de 10 minutos depois e ficou a vigiar o corpo do seu antecessor até às 10:00 locais (09:00 GMT), altura em que teve de se ausentar para outros compromissos.
Foi o próprio papa argentino quem na quarta-feira confirmou, publicamente, a gravidade do estado de saúde de Bento XVI que morreu sábado, aos 95 anos.
Embora não tenha sido o papa Francisco a dar a Bento XVI o sacramento da extrema unção, este expressou publicamente sua “gratidão” ao papa emérito e teólogo alemão.
Coube a Ganswein, colaborador mais próximo de Bento XVI nas últimas décadas, dar ao papa emérito o sacramento da extrema unção na quarta-feira após uma missa celebrada no seu quarto.
Hoje, o papa Francisco que em quase 10 anos de convivência visitou Bento XVI em várias ocasiões elogiando-o e chamando-lhe “um avô sábio”, pediu orações aos fiéis em homenagem ao papa emérito.
A capela funerária abriu nesta segunda-feira na basílica de São Pedro para que as pessoas possam despedir-se de Bento XVI, permanecendo assim até quinta-feira.