Geral

PREFEITURA DE SERRA DO MEL REALIZOU A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL.

Na última terça-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Mel realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, em forma de reunião ampliada, que aconteceu na Câmara Municipal e teve como palestra a psicóloga Érica Pedrosa.

O evento teve como objetivo reunir os técnicos, gestores e a população para discutir e aprovar propostas que nortearam a Política Municipal de Saúde Mental nos próximos anos, conferindo as ações realizadas até hoje no âmbito da saúde no município, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas, bem como a evolução do acesso à rede de atenção à saúde mental.

Segundo a psicóloga Érica Pedrosa, a saúde mental ainda é muito estigmatizada pela sociedade, que ainda acredita que a hospitalização é a melhor solução. “O que não é verdade, com o fortalecimento ambulatorial especializado e com a integração com a Atenção Básica, a pessoa acometida por transtornos mentais graves pode sim ser reintegrada à sociedade e conviver com autonomia”, ressaltou a psicóloga.

A conferência teve como tema principal “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS, e, discutiu as seguintes temáticas: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A conferência resultou em um relatório com as propostas votadas e aprovadas em plenária pelos delegados que representam cada segmento.

“As propostas contidas no documento serão encaminhadas para a IIª Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) que integrará a discussão da temática da 1ª Conferência Regional de Saúde Mental que acontece dia 30 de março, em Mossoró”, enfatizou a secretária de saúde Anacelia Freitas.

Nivaldo Oliveira

Blog pessoal 💡Marketólogo 🎙️Radialista 🎧 Locutor Publicitário ☎️ (84)98882 0710

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *