COLETA SELETIVA DE TIBAU EM PLENO FUNCIONAMENTO HUMANIZA TRABALHO DOS CATADORES


O programa Coleta Seletiva no município de Tibau que foi lançado este mês de dezembro durante as ações em comemoração aos 26 anos de Emancipação Política Administrativa, está em pleno funcionamento.

A política de gestão de resíduos também passou a ser uma das prioridades da Administração Municipal, tendo como meta integrar a proteção da saúde individual e pública e a qualidade ambiental, com critério de não geração, redução, reutilização e reciclagem, inclusive ampliando as práticas de separação e coleta seletiva.

Agora, por meio da coleta seletiva, existe a melhoria nas condições de trabalho dos recicladores da Associação de Recicladores de Tibau (Assort), e que tiram o seu sustento catando material reciclável.

As melhorias são realizadas por meio da humanização no espaço, bem como com a separação do lixo doméstico e demais resíduos por categorias. A outra delas, é a humanização das pessoas que vivem da reciclagem, com espaço adequado para melhorar o processo de separação dos materiais, equipamentos de proteção individual para os catadores.

A gestão municipal entende que a coleta seletiva é um desafio diário, não apenas da administração municipal, mas de todos, por isso vem solicitando que a população contribua com a coleta separando e sinalizando o seu lixo.