VEREADORES DE MOSSORÓ COMEÇAM A TRABALHAR O FUTURO DA CIDADE

O calendário da Lei de Diretrizes Orçamentárias, apresentado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, foi divulgado na sessão ordinária desta terça-feira, 27 de abril. Pelo calendário, a Leitura na íntegra do Projeto de lei do Executivo n° 04/2021, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual do Município de Mossoró para o exercício 2022 será lido no dia 04 de maio.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo orientar e apontar as prioridades do Poder Executivo para o ano seguinte. É um planejamento dos gastos públicos. Os vereadores poderão apresentar emendas para a LDO apresentada pelo município até o dia 17 de maio. As emendas serão apreciadas pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara.

No dia 13 de maio, a Câmara e a Prefeitura de Mossoró realizarão uma audiência pública para debater a LDO. E no dia 18 de maio, as emendas apresentadas pelos vereadores serão lidas em plenário, durante a sessão ordinária. A primeira votação para o projeto final da LDO está previsto para o dia 01 de junho e a segunda votação deverá ocorrer no dia 09 de junho.

Fonte: CMM

Brasil registra mais 3.086 mortes por covid-19; total passa de 395 mil

Ministério da Saúde registrou mais 3.086 mortes e 72.140 casos de covid-19 nesta 3ª feira (27.abr.2021). O país tem agora 395.022 vítimas e 14.441.563 diagnósticos confirmados.

As autoridades também contabilizam 12.992.442 pessoas recuperadas e 1.054.099 em acompanhamento.

Abril já é o mês mais letal da pandemia no Brasil. Nos primeiros 27 dias, morreram 73.507 pessoas devido à covid-19.

O país registrou mais mortes pela doença nos 4 primeiros meses de 2021 do que em todo o ano de 2020.

MÉDIA DE MORTES E CASOS

A média móvel matiza variações abruptas. A curva é uma média do número de ocorrências confirmadas nos últimos 7 dias. A média de novas mortes no país está em 2.431. É a menor média desde 26 de março, quando chegou a 2.400.

Já a curva de novos casos está em 56.927.

MORTES PROPORCIONAIS

O Brasil tem 1.852 mortes por milhão de habitantes. Pela 1ª vez, o Maranhão ultrapassou os 1.000 mortos por milhão, chegando a 1.002 nesta 3ª feira (27.abr). Agora todos os Estados têm mais do que 1.000 mortes por milhão.

O país é o 12º no ranking mundial. A Hungria ultrapassou a República Tcheca na 5ª (22.abr) e agora lidera a lista, com 2.799 vítimas por milhão.

EX-PREFEITO DE TIBAU É COTADO PARA DISPUTAR VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Josinaldo Marcos de Souza, “NALDINHO” Ex-prefeito de Tibau, aparece em quarta posição em pesquisa realizada pelo Instituto TS2 e encomendada pela TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Mossoró, e  alcança 0,36% da preferência dos Mossoroenses. NALDINHO caminha próximo a nomes gigantes da politica potiguar como, a ISOLDA, a vereadora LARISSA, e a ex-prefeita ROSALBA.

NALDINHO é um nome que deve crescer muito pelo trabalho desenvolvido como gestor e pelo verdadeiro amor em trabalhar pelo bem comum da população.  Os dois mandatos, foram de verdadeiras transformações em todas as áreas na cidade praia de TIBAU.

 

EX-CANDIDATO A PRESIDENTE, LEVY FIDELIX MORREU EM SÃO PAULO AO 69 ANOS.

O político Levy Fidelix morreu na noite desta sexta-feira (23), em São Paulo. Ele estava internado desde março em um hospital particular na capital paulista. A família não informou a causa da morte. A informação foi divulgada pelo perfil oficial do político no Twitter. “É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso Líder’, diz a nota publicada.

José Levy Fidelix foi o fundador do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e presidia o partido até o momento de sua morte. Ele deixa a esposa e uma filha.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Levy Fidelix teve uma carreira no jornalismo antes de partir para a política. Ele escreveu para os jornais Correio da Manhã e Última Hora e foi âncora de um programa sobre informática na TV aberta.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO QUE PROÍBE SUSPENSÃO DE AULAS DURANTE PANDEMIAS E CALAMIDADES

 

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (21) o projeto de lei (PL 5595/20) que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município. O PL torna a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a educação superior serviços essenciais, que são aqueles que não podem ser interrompidos durante a pandemia. A discussão e votação demoraram cerca de sete horas até a aprovação no plenário da Casa.

O texto, que segue agora para o Senado, prevê ainda, como estratégia para o retorno às aulas, critérios como prioridade na vacinação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas e a prevenção ao contágio de estudantes, profissionais e familiares pelo novo coronavírus. Esse retorno deverá ter ações pactuadas entre estados e municípios, com participação de órgãos de educação, saúde e assistência social.

O projeto define parâmetros de infraestrutura sanitária e disponibilização de equipamentos de higienização e proteção, incluindo máscaras, álcool em gel 70%, água e sabão, nos momentos de recreio, de alimentação e no transporte escolar.