Kadu Xavier nega articulação do PT com Rosalba Ciarlini para chapa nas eleições de 2026

Osecretário da Fazenda e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), negou que o Partido dos Trabalhadores tenha procurado a ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (sem partido) para compor uma chapa majoritária nas eleições de 2026. Em entrevista à Jovem Pan Natal nesta quinta-feira (17), Xavier afirmou que não há qualquer tratativa ou diálogo nesse sentido dentro do partido.
“Todo o respeito à ex-governadora, ex-prefeita, ex-senadora Rosalba, mas em nenhum momento houve nenhuma tratativa do Partido dos Trabalhadores para que ela viesse compor a chapa majoritária. Eu não tenho conhecimento, a governadora também não tem conhecimento disso”, declarou o secretário.
Segundo ele, as especulações não têm fundamento e, portanto, “não há nem como continuar a resposta”, uma vez que se trata de uma premissa falsa.
O nome de Rosalba foi especulado como uma possível aliada do PT em uma futura aliança, considerando que a governadora Fátima Bezerra irá deixar cargo para disputar uma vaga no Senado. No entanto, Cadu Xavier, que desponta como um dos nomes cotados para a sucessão no governo estadual, reforçou que não existe nenhuma articulação envolvendo a ex-governadora.
O QUE DISSE ROSALBA
Procurada pela reportagem da 98 FM na última semana, a ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini já havia descartado um possível retorno à política em 2026. Procurada pela reportagem da 98 FM nesta sexta-feira (11), ela afirmou que tem “dedicado 100% de seu tempo” à família e suas atividades como pediatra.
O nome da ex-gestora era especulado entre os potenciais para substituir a senadora Zenaide Maia (PSD) na formação de uma chapa com a governadora Fátima Bezerra, que deixará o cargo para disputar o senado nas eleições de 2026.
“Creio que são meras especulações que surgem espontaneamente, mas estou dedicando meu tempo 100% à minha atividade de médica e à família, de maneira que não tenho dedicado tempo à politica e não pretendo me candidatar em 2026 a nenhum cargo eletivo”, disse.