Sesap realiza Oficina de Planejamento do PlanificaSUS e do Projeto Cuidar em Redes Potiguar em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nesta quinta-feira (17), de julho, na II Ursap em Mossoró, a Oficina de Planejamento do Ciclo 3 do PlanificaSUS e do Projeto Cuidar em Redes Potiguar.
O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias da nova etapa dos projetos, promovendo a integração entre os diversos atores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com foco na qualificação das redes de atenção no estado.
Participaram da oficina tutores regionais e municipais do PlanificaSUS, referências técnicas de APS e AAE, profissionais da CAS, SRAS, SAEAD, COSEMS e secretários municipais de saúde.
Presentes o coordenador do Projeto Cuidar em Redes Potiguar, Mazzuki Evisck Nascimento Ferreira de Macêdo, a Subcoordenadora da APS e Ações Programáticas da Sesap, Bruna Viviane Lima de França, a Subcoordenadora da Atenção Especializada da Sesap, Tainara Ferreira, a gerente da II Ursap Emiliana Bezerra Cavalcanti, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Ana Clara de Souza Rêgo, a Tutora Estadual do PlanificaSUS, Idalina Neta, a ex-prefeita e atual secretária de saúde de Areia Branca, Lidiane Garcia, o coordenador do Programa de Saúde Bucal da II Ursap, José Gilney Diógenes de Freitas Chaves, dentre outros.
O momento foi mais um passo importante na construção coletiva de um SUS mais resolutivo, regionalizado e centrado nas necessidades da população potiguar.
O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O intuito é qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários.
“Já temos uma rede ampla, mas precisamos fortalecer ainda mais a Atenção Primária à Saúde”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti. “Ter as equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e a cidadã e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento, faz toda a diferença. É muito importante valorizar a APS para responder as necessidades e expectativas da população”, ressaltou a gerente.
“A expansão do Cuidar em Redes Potiguar reforça o compromisso do Estado com a qualificação da Atenção Primária, reconhecendo-a como a principal ordenadora do cuidado e coordenadora da rede de saúde. Essa priorização se reflete no apoio contínuo aos municípios na organização e educação permanente de suas equipes, assim como no monitoramento dos indicadores e resultados alcançados”, destacou o coordenador do Projeto Cuidar em Redes Potiguar, Mazzuki Evisck Nascimento Ferreira de Macêdo.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II Ursap